Futebol

Confira as chances de o Atlético-MG conseguir vaga na Libertadores 2018

Publicado às

Estudante do 9º semestre de jornalismo e amante dos esportes, principalmente o bom e velho futebol. Setorista de Atlético-MG e Futebol Feminino.

Atlético-MG x Atlético-GO

Crédito: Foto: Bruno Cantini / Atlético

O Atlético-MG segue sonhando com uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América, mas vai ter que melhorar seu rendimento na reta do Brasileirão para alcançar seu objetivo. Após a disputa de 34ª rodada, marcada por empates de equipes que ocupam o meio da tabela, o Galo permaneceu no 10º e diminuiu suas probabilidades de chegar ao principal torneio do continente. As estatísticas são do site especializado “Chance de Gol“.

Com alguns desfalques, o Atlético-MG foi até a Arena Fonte Nova, no último domingo, e ficou no 2×2 com o Bahia, um dos rivais diretos por uma vaga no G7. Depois de sair vencendo logo cedo, com um gol de Robinho, o Galo sofreu a virada e chegou ao empate apenas aos 28′ do segundo tempo, novamente com o camisa 7.

O empate deixou a equipe do técnico Oswaldo de Oliveira na 10ª colocação, com 46 pontos, quatro atrás do sétimo colocado Flamengo. O panorama aponta que as chances atleticanas de chegar à Libertadores são de 1.6%. Os números ainda podem ser elevados dependendo dos resultados que o Grêmio e o próprio Flamengo obtiverem nos torneios internacionais que ainda estão na disputa.

G7, G8 ou G9?

Até o momento, sete times tem a oportunidade de conseguirem vaga na Libertadores 2018 via Brasileirão. Isto se dá pelo fato do Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, estar entre os seis primeiros colocados. Este grupo de classificados, no entanto, ainda pode ficar maior.

Caso o Grêmio, que está na final, vença a Libertadores neste ano, permanecendo no grupo de cima da classificação, mais uma vaga é aberta. Do mesmo modo, se o Flamengo, que está na semifinal, conquistar a taça da Sul-Americana, o G7 pode acabar se tornando um G9.

Ainda dá, professor?

Em entrevista coletiva após o empate em Salvador, o técnico Oswaldo de Oliveira valorizou o ponto conquistado pelo Atlético-MG. O comandante relembrou os desfalques no time e ‘comemorou’ os tropeços de adversários diretos.

“Somar esse pontinho foi muito bom, por causa das circunstâncias que viemos para essa partida. Temos outros jogadores em recuperação, que voltarão ao time na quarta-feira. Foi muito bom somar esse pontinho, não deixar fugir, o Vasco também empatou, Botafogo e Flamengo perderam. Temos quatro jogos e vamos acreditar”, disse.

Últimos quatro jogos

Até o encerramento do Brasileirão 2017, o Atlético-MG tem pela frente dois jogos na Arena Independência e outros dois longe de casa. O próximo será na quarta-feira, dia 14, às 21h45min (horário de Brasília), contra o Vasco, rival direto por uma vaga na Libertadores. Na sequência, a equipe volta para Minas Gerais para enfrentar o Coritiba.

Confira, abaixo, a sequência do Galo nesta reta final.

Vasco (F)
Coritiba (C)
Corinthians (F)
Grêmio (C)

C = em casa / F = Fora

LEIA MAIS:

BRASILEIRÃO: CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA APÓS A 34ª RODADA

COM DESFALQUES, GALO RELACIONA 21 JOGADORES PARA ENFRENTAR O VASCO