Brasileirão: veja o que está em jogo na rodada 34

Foto: Divulgação

Restando apenas 5 rodadas para o término do Brasileirão, cada partida pode ser decisiva para as pretensões de cada clube no fim de temporada. Neste final de semana, a bola rola para a 34ª rodada do certame, o Torcedores.com fez um resumo pra você veja o que está em jogo.

 

JOGOS QUE VALEM A DISPUTA DO TÍTULO:

Corinthians x Avaí – SÁBADO – 19h – Arena Corinthians

Grêmio x Vitória – DOMINGO – 17h – Arena do Grêmio

A rodada passada foi um sonho de consumo para o torcedor corintiano, além da importante vitória na Arena da Baixada, sobre o Atlético-PR, o Timão ainda contou com tropeços de Palmeiras e Santos para abrir ainda mais a vantagem na liderança do Brasileirão. Agora o título é questão de tempo e manutenção da regularidade. Com 65 pontos, o time paulista têm oito tentos a mais que o segundo colocado Grêmio, que por sua vez, já deixou bem claro por diversas vezes que priorizará a grande final da Libertadores.

O torcedor alvinegro começa a fazer as contas, caso cumpra o favoritismo e vença o Avaí, combinado com tropeços dos rivais, os comandados de Fábio Carille já podem comemorar o título na próxima rodada, quando recebe o Fluminense. Para o duelo, o treinador não contará com o goleiro Cássio que está defendendo a seleção, Walter seu substituto, acabou deixando a Arena da Baixada lesionado, Caíque França defenderá a meta corintiana sábado.

 

JOGOS QUE VALEM DISPUTA PELA LIBERTADORES:

Botafogo x Atlético-PR – SÁBADO – 17h – Engenhão

Palmeiras x Flamengo – DOMINGO – 17h – Allianz Parque

Vasco x São Paulo – DOMINGO – 17h – São Januário

Começando a lista das equipes que brigam por uma vaga na Libertadores, no sábado (11), o Botafogo recebe o Furacão no Engenhão, após se reabilitar na rodada passada, vencendo um confronto duro contra o Sport, em Recife, o Glorioso segue vivíssimo na luta por uma vaga no torneio continental em 2018. A equipe de Jair Ventura alcançou os 51 pontos e subiu para a quinta posição, entretanto, a distância para o Vasco, primeiro fora do G7 é de apenas 3 pontos. Tropeçar pode ser fatal nesta reta final para o alvinegro carioca.

Palmeiras x Flamengo fazem um confronto direto. Com 54 pontos, o Palmeiras quer a vitória para encaminhar de vez a sua vaga na Liberta de forma direta, no entanto, o time não passa por um momento bom, são três jogos sem vencer – empate com o Cruzeiro e derrotas para Corinthians e Vitória, fato esse que gerou uma intranquilidade por parte da torcida que promete fazer cobranças.

Após vencer o Cruzeiro, na Ilha do Urubu, na última quarta, o Flamengo foi aos 51 pontos e assim como o Botafogo está vivo na briga por uma vaga na Libertadores. Além disso o time de Rueda também deposita suas fichas de se classificar para o torneio ano que vem, conquistando a Copa Sul-Americana aonde é semifinalista.

O Vasco trouxe uma vitória importantíssima da Vila Belmiro, além dos três pontos conquistados fora de casa, o Cruzmaltino ganhou confiança para beliscar uma vaga na competição sul-americana. Invicto à nove partidas – quatro vitórias e cinco empates, a equipe de Zé Ricardo quer continuar galgando posições no campeonato. Um triunfo sobre o Tricolor, combinado com tropeços de Botafogo e Flamengo, pode deixar o time da Colina com a mesma pontuação dos rivais.

 

JOGOS QUE VALEM NA BRIGA CONTRA O REBAIXAMENTO:

Corinthians x Avaí – SÁBADO – 19h – Arena Corinthians

Atlético-GO x Sport – DOMINGO – 17h – Olímpico de Goiás

Grêmio x Vitória – DOMINGO – 17h – Alfredo Jaconi

Coritiba x Ponte Preta – DOMINGO – 19h – Couto Pereira

A situação está totalmente indefinida na parte de baixo da tabela, com a exceção do Atlético-GO que já pode ser rebaixado nesta rodada, a briga contra a Série B será intensa até as últimas rodadas.

O Avaí desperdiçou a grande chance de ficar bem próximo de sair da degola na última rodada, contra o Bahia, teoricamente adversário direto, o Leão catarinense perdeu por 2 a 1 e se complicou ainda mais no Z4. Os 35 pontos somados em 33 rodadas deixam a equipe numa situação complicada, além disso o adversário desta rodada é nada menos que o líder Corinthians. Na Arena Corinthians, o time sulista terá que ser ousado, inspirando-se em Vitória e Atlético-GO, únicos que bateram o Timão jogando diante da Fiel nesta edição de Brasileirão.

O momento do Sport é conturbado, há oito jogos sem vencer no Brasileirão, o Leão pernambucano vem em queda livre, o último triunfo já irá completar um mês – foi no dia 10 de novembro, contra o Vitória, no Barradão, – de lá pra cá 4 empates e 4 derrotas. O tropeço diante do Botafogo na Ilha do Retiro, colocou a equipe na zona de rebaixamento. Com 36 pontos, dois a menos, que o Vitória, o time de Daniel Paulista tem jogo de vida ou morte contra o Atlético-GO. Uma vitória pode dar uma sobrevida e ânimo para disputar os últimos 12 pontos da competição, um revés deixa os nordestinos numa situação complicadíssima.  O Atlético-GO por sua vez, não pode fazer muita coisa, são apenas 27 pontos somados, para a infelicidade do torcedor goiano a série B é questão de tempo, fato que já pode se consolidar neste domingo.

Jogo de “seis pontos”. Essa é uma máxima batida no futebol, mas é realmente o que evidencia o confronto entre Coxa e Ponte, no Couto Pereira. Com apenas quatro pontos os separando na tabela, o jogo tem clima de decisão, o Coxa surge com 39 pontos, uma vitória dá um gás a mais e afunda um rival direto na fuga do Z4. Já o time de Eduardo Batista têm 35 pontos, com a situação se complicando rodada a rodada, a Macaca terá que reverter um cenário totalmente desfavorável no duelo contra os paraenses, em 16 partidas atuando fora de casa, a equipe campineira só tem uma vitória, dos 48 pontos possíveis neste Brasileirão só 8 foram somados.

 

 



Estudante de Jornalismo, e apaixonado por futebol desde criança.