Futebol

Cineasta explica torcida pelo Botafogo: “Tem uma beleza de não se aliar ao poder”

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução/Rede Globo

O Botafogo faz uma campanha com momentos positivos e negativos e briga para se classificar para a Libertadores. Dentre aqueles que torcem fervorosamente pelo sucesso do time na temporada, está o cineasta João Moreira Salles.

O documentarista foi entrevistado por Pedro Bial no programa ‘Conversa com Bial’, da Rede Globo. Um dos temas abordados pelo apresentador foi a paixão de Moreira Salles pelo clube. E não poupou palavras ao falar que torcer pelo clube é ter algo diferente dos outros times.

“Não tenho fé, nem metafísica. Portanto, a sensação que você tem de pertencer a algo maior, eu não tenho a graça de sentir isso todo dia. Sinto isso no estádio, sinto isso ao lado de 19 ou 20 pessoas (risos, apesar de que na Libertadores enchemos várias vezes o Engenhão. Mas essa não é a natureza do Botafogo. A natureza é sermos um pouco ‘Brancaleone’. É difícil ser botafoguense, é muito mais fácil ser flamenguista. Todo mundo é, você está amparado pela massa… Então tem uma beleza nisso, de não se aliar com o poder”, disse Moreira Salles.

“Numa sala de aula, falam ‘Quem é Flamengo’, levantam sessenta por cento, quem é Vasco, Fluminense. Quem é Botafogo, são apenas um, dois, três. É muito mais difícil isso. Não escolhi o Botafogo por causa disso, mas uma vez que sou botafoguense, é deslumbrante. E tem momentos transcendentais em que você tem um time que custa um terço do que custa o Flamengo e que, no entanto, está lá em cima por pura valentia, até o limite do que se pode dar”.

Além da torcida, João Moreira Salles tem uma contribuição muito importante ao clube. Ele é um dos financiadores da compra do Espaço Lonier, local que servirá como novo centro de treinamento do Alvinegro a partir de 2018.

LEIA MAIS

JOIA DO BOTAFOGO APARECE NA FRENTE DE VINÍCIUS JÚNIOR EM LISTA DE MELHORES JOGADORES SUB-20

COM CORINTHIANS, LIBERTADORES 2018 JÁ TEM 17 TIMES CLASSIFICADOS; VEJA A LISTA

(Crédito da foto: Reprodução/Rede Globo)