Com base em alta, Palmeiras pode contratar menos em 2018 e investir em atletas do clube

Com os holofotes direcionados para o time principal, as categorias de base do Palmeiras podem até passar despercebidas pela mídia e pela torcida, mas é inegável que o trabalho feito com os pupilos alviverdes vem sendo elogiável. Um sinal claro do avanço no trabalho com os jovens atletas é o desempenho neste final de temporada.

Redação Torcedores
Textos publicados pela Redação do Torcedores.com.Contato: redacao@torcedores.com

Crédito: Crédito: Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação

Quatro categorias da base palmeirense já garantiram vaga na decisão do Paulistão. No último final de semana, os times Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17 venceram os seus confrontos de semifinal e vão decidir o título do estadual das respectivas categorias. E não para por aí. O Sub-20 também está prestes a chegar ao mesmo patamar das demais, já que venceu o Grêmio Novorizontino por 2 a 0 na semifinal e tenta confirmar a classificação na sexta-feira (17).

Quando colocamos em pauta os números da garotada do Palmeiras a evolução fica ainda mais evidente. No Sub-11, a equipe venceu 21 jogos e empatou apenas um, defendendo uma campanha invicta contra o Santos na final. O Sub-13 tenta o bicampeonato da competição e enfrentará o Corinthians.

O Sub-15 tem destaque a parte: o time já marcou 121 gols em 30 jogos com 27 vitórias, um empate e duas derrotas. Já o Sub-20 tem tudo para passar pelo Grêmio Novorizontino e decidir o campeonato. O recente retrospecto da equipe é invejável: 13 jogos sem perder.

Quem chega e quem sai dos clubes?

 

Crédito: Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação

E 2018?

Todos estes números são contrastados pelas chances que os atletas de base ganham no time principal. Equipe que mais investiu em contratações para a temporada, o Palmeiras é também aquele que menos utiliza jogadores formados no clube no Campeonato Brasileiro.

A campanha decepcionante para a torcida levantou questionamentos sobre os reforços trazidos pelo clube e por Alexandre Mattos. Porém, o próprio diretor de futebol do clube afirmou há algumas semanas atrás que o plano do Palmeiras para 2018 é contratar menos e valorizar a base.

“Não pretendemos vender ninguém, mas se acontecer temos que buscar alguém para repor aquela posição, se não encontrarmos na base. Importante dizer que depois desse período, a base a vai começar a dar frutos. (…) O Palmeiras precisava mudar muita coisa na base e finalmente está tendo o pensamento de ter a base como uma opção real”, disse Mattos durante o sorteio do Campeonato Paulista de 2018.

LEIA MAIS: Neto quebra máquina de fax com martelo em discussão sobre quem tem mais títulos