Futebol

Eliminatórias Africanas: rodada define últimas vagas para a Copa do Mundo

Publicado às

Colaborador do Torcedores

A última rodada das Eliminatórias Africanas irá decidir as três vagas restantes para a Copa do Mundo da Rússia 2018. Oito seleções ainda tem chances de classificação. Confira o que cada seleção africana precisa para garantir a vaga na Copa.

Tunísia

A seleção que tem o caminho mais fácil para garantir vaga. Precisa apenas de um empate contra a Líbia, última colocada do Grupo A das Eliminatórias Africanas.

Congo

A República Democrática do Congo disputa com a Tunísia a vaga do Grupo A. Os congoleses precisam vencer a seleção da Guiné por qualquer placar e torcer por uma derrota da Tunísia, também por qualquer placar, desde que anote mais gols do que a seleção da Tunísia. Isso porque o primeiro critério de desempate das Eliminatórias Africanas é o saldo de gols, seguido pelo número de gols marcados. São sete gols de saldo para a Tunísia e cinco para o Congo: em caso de derrota da Tunísia e vitória do Congo pelo placar mínimo, o saldo se igualaria. Os ataques de ambas as seleções marcaram 11 gols. Caso isso permaneça empatado, por exemplo em caso de vitória do Congo por 1 a 0 e derrota da Tunísia por 2 a 1, o próximo critério de desempate é o confronto direto e nisso a Tunísia leva vantagem, já que bateu o Congo por 2 a 1 em casa e empatou no Congo.

Marrocos

A seleção marroquina disputa com a Costa do Marfim a vaga do grupo C das Eliminatórias Africanas. O Marrocos precisa de um empate na última rodada justamente contra a Costa do Marfim. O jogo acontece na casa dos marfinenses.

Costa do Marfim

Recebe o Marrocos na última rodada e precisa de uma vitória para garantir o passaporte para a Rússia 2018. No primeiro turno houve empate por 0 a 0 em Marrocos, resultado que, se repetido, classificaria os marroquinos.

Senegal

A seleção de Senegal tem um jogo a mais para fazer. Isso porque a partida contra a África do Sul pela segunda rodada foi anulada pela FIFA por conta de manipulação de resultado. Senegal havia sido derrotado por 2 a 1 pelos sul africanos, na época. Agora precisa de uma vitória para já se garantir na Copa do Mundo sem a necessidade de fazer o resultado na última rodada. Em caso de derrota, a África do Sul ganha vida nova na briga pela vaga do grupo D e, nesse cenário, Senegal precisaria vencer os sul africanos no jogo válido pela última rodada. Um empate não bastaria, já que a seleção senegalesa poderia ser alcançada por Burkina Faso ou até mesmo por Cabo Verde.

África do Sul

Repetir a vitória sobre o Senegal no jogo anulado e vencer novamente os senegaleses em jogo válido pela última rodada. É esse o caminho para a África do Sul se garantir na Copa do Mundo da Rússia em 2018. Os sul africanos dependem apenas de si no grupo mais indefinido das Eliminatórias Africanas.

Burkina Faso

A seleção de Burkina Faso respira por aparelhos. Nos dois jogos entre Senegal e África do Sul, Burkina Faso precisa de uma vitória da África do Sul e um empate, não importando a ordem em que aconteça. Além disso, jogando em casa, precisa bater a seleção de Cabo Verde e tirar um saldo de 4 gols para a seleção de Senegal. Difícil? Sim. Impossível? Não.

Cabo Verde

A seleção de Cabo Verde precisa de um verdadeiro milagre. Com os mesmos seis pontos de Burkina Faso, Cabo Verde necessita da mesma coisa que os concorrentes: uma vitória da África do Sul e um empate nas duas partidas contra Senegal. Além disso, Cabo Verde precisa de uma sonora goleada pra cima de Burkina Faso, com objetivo de tirar os 8 gols de saldo para a seleção senegalesa: Cabo Verde tem -4 de saldo enquanto Senegal tem +4.