Futebol

Fifa apresenta bola da Copa do Mundo de 2018; conheça a Telstar 18

Publicado às

Jornalista em formação, e apaixonado por futebol desde criança. No Torcedores.com, trabalho como setorista do futebol nordestino e paranaense.

Crédito: (Foto: Divulgação FIFA)

A Fifa divulgou nesta quinta (09), a bola que será usada na Copa do Mundo da Rússia em 2018. Produzida pela Adidas, a bola recebeu o nome de Telstar 18, uma homenagem ao modelo usado na Copa de 1970, no México, quando o Brasil conquistara o TRI. O responsável pela apresentação da bola foi o craque Lionel Messi.

“Tive sorte de conhecer esta bola um pouco antes do tempo e tive a oportunidade de experimentá-la. Gostei de tudo, do design, da cor, de tudo – comentou Lionel Messi.”

O modelo é uma repaginação bem moderna da bola usada nos gramados mexicanos. Na época, a Telstar representou uma inovação, seu design, com painéis escuros, foi planejado para que ela se destacasse nas televisões preto e branco, tanto que fora intitulada de “estrela da TV”.

“A bola evoca memórias inesquecíveis da Copa de 70 e de lendas como Pelé, Gerd Müller, Giacinto Facchetti, Pedro Rocha e Bobby Moore, e vai alimentar os sonhos daqueles que disputarão o prêmio mais cobiçado do futebol”, diz a Fifa em seu site oficial.

E a redonda quebrará mais um paradigma, desde a Copa de 1998, um Mundial sempre teve uma bola colorida. O modelo terá o branco como cor predominante, as estrelas pretas, presentes na Copa de 70, foram substituídas por cubos em degradê.

A Telstar 18 têm todas as características presentes na Brazuca, bola de Copa de 2014, e apresenta novas tecnologias. Ela será a primeira bola com chip NFC, tornando-se a mais inovadora de todas as Copas. O chip possibilita uma interação com consumidores, quem adquirir o produto pode acessar o site da Adidas, e através do número especial de série, eles poderão interagir com a bola. A embalagem da Telstar foi totalmente produzida com material reciclável, o que força o compromisso da entidade no assunto ecológico.

O modelo passou por testes e foi aprovado por diversos clubes e seleções. Argentina, México, Colômbia, Manchester United, Real Madrid e Juventus fizeram parte desse “laboratório” da bola.

A Telstar 18 rola nos gramados russos a partir dia 14 de junho de 2018, no pontapé inicial da Copa. O sorteio dos grupos ocorre no dia 1º de dezembro.