Itália fica fora da Copa pela primeira vez desde 1958; saiba mais

Kai Pfaffenbach/Reuters

A Itália, uma das grandes seleções do futebol mundial, está fora da Copa do Mundo de 2018. Além do fracasso de uma seleção que passa por uma entressafra, a eliminação é uma tragédia para o histórico da Squadra Azzurra.

Tetracampeã da Copa do Mundo e uma vez campeã da EuroCopa, a Itália é a terceira seleção que mais vezes participou do Mundial. Ao todo, a Azzurra jogou dezoito Copas. Só fica atrás de Brasil e Alemanha nesse aspecto.

A Seleção Canarinho é a única que participou de todos os mundiais: vinte e um. Já a Nationalelf jogará, em 2018, sua décima nona Copa do Mundo. Ou seja: caso se classificasse para a competição na Rússia, a Azzurra seguiria empatada com os tedescos como a segunda seleção com mais participações.

Agora, a Itália olha a Argentina pelo retrovisor. Já contando com a Copa de 2018, a Albiceleste participou de dezessete mundiais. Ou seja, apenas uma a menos que a Azzurra.

Outro número histórico que caiu para a Itália foi o de participações seguidas em Copas do Mundo. Caso conseguisse a vaga hoje, iria para o décimo quinto mundial seguido. Novamente, apenas Brasil e Alemanha estão à frente da Azzurra.

Como já foi falado, os brasileiros são os únicos a participarem de todos os mundiais. Já a Alemanha não fica de fora desde 1950. A Itália jogava todas as Copas do Mundo desde 1958. Curiosamente, a última Copa do Mundo que não contou com a presença da Squadra Azzurra aconteceu na Suécia – seleção que eliminou a tetracampeã mundial hoje.

Por fim, vale dizer: a Itália é a única campeã mundial que não jogará a Copa do Mundo de 2018.

LEIA MAIS
SUÉCIA 1×0 ITÁLIA: ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS DA PARTIDA
YEKATERINBURG ARENA GANHA SOLUÇÃO EXÓTICA PARA A COPA DE 2018; VEJA
O BRASIL É FAVORITO PARA GANHAR O HEXACAMPEONATO NA COPA DA RÚSSIA?

ITÁLIA X SUÉCIA: OS MELHORES MOMENTOS DO JOGO QUE TIROU A AZZURRA DA COPA