Torcedores.com Vozes da Marca

Lembra dessa? Ayrton Senna já ergueu um troféu do Sonic em uma corrida histórica

Advertisement
Foto: Reprodução

Há pouco mais de 24 anos, Ayrton Senna, um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1, protagonizou um verdadeiro show no GP da Europa, disputado em Donington Park, na Inglaterra. A corrida entrou para o seleto grupo de performances memoráveis da modalidade, isso porque o brasileiro fez aquela que até hoje é considerada por muitos especialistas como “a maior primeira volta da história”. Mas além disso, a corrida também ganhou destaque por um fato curioso: o troféu erguido pelo piloto era no formato do Sonic, personagem de uma das maiores franquias de games do mundo.

Alain Prost era quem sobrava naquela temporada, que inclusive, terminou com seu quarto e último da sua carreira pela Williams. E para aproveitar o sucesso do francês, a SEGA, que estava expandindo suas ações de marketing, resolveu participar da Fórmula 1, patrocinando o GP da Europa e a escuderia que posteriormente conquistaria a competição.

A SEGA então estampo seu mascote nas Williams FW15 e nos capacetes de Alain Prost e de seu parceiro de equipe, o inglês Damon Hill. Além disso, a empresa também desenvolveu outras ações de marketing para o evento, como levar um boneco gigante do Sonic para o autódromo e estampar sua marca em algumas áreas estratégicas do circuito. Aquele GP, inclusive, recebeu o nome oficial de ‘XXXVIII Sega European Grand Prix’.

Tudo indicava que Prost, ou pelo menos, Damon Hill, vencesse aquela corrida, até porque a SEGA havia preparado um pódio completamente personalizado e troféu especial no formato de seu mascote para o vencedor, afinal aquela ação poderia render um impacto publicitário ainda maior. Eles só não contavam com a genialidade de Ayrton Senna.

Naquela corrida, Senna largou em quarto, e mesmo com um carro inferior as Williams, conseguiu aproveitar a pista molhada pela chuva para alcançar a liderança da prova em menos de uma volta, com uma sequência de ultrapassagens improváveis.

“Não tive dúvida nenhuma de que estava vendo algo histórico, porque tive uma corrida inteira para raciocinar sobre isso. Só Ayrton Senna seria capaz de uma primeira volta, a mais fantástica que um piloto fez na história, e de uma vitória assim naquela circunstância. Eu disse ao engenheiro dele no fim da corrida “definitivamente, desse planeta ele não é”. E o cara falou: “disso eu nunca tive dúvida””, disse Galvão Bueno, que narrou aquela corrida diretamente do autódromo de Donington Park, em entrevista ao Globoesporte.com em 2013.

Com a vitória confirmada, o que se viu após a corrida foi uma cena um tanto quanto curiosa no pódio: Senna, de vermelho, ergueu por alguns segundos o troféu do Sonic, com um nome da SEGA, entre os dois pilotos ‘azuis’ da Williams, patrocinada pela desenvolvedora de games. Depois da ação de marketing que não deu muito certo, o brasileiro ergueu o troféu de ‘verdade’ daquele GP da Europa de 1993.

Senna também provocou…

Com os rivais sendo patrocinados pela mesma empresa que patrocinava aquele GP, Ayrton Senna resolveu provocar e estampou um discreto adesivo de um ouriço sendo atropelado em sua McLaren MP4/8. A brincadeira teve um gostinho ainda mais especial após a vitória do brasileiro…

O AUTOLINE é um classificado de compra e venda de automóveis, com mais de 150 mil ofertas de veículos seminovos, novos e usados, totalmente gratuito para o anunciante. Acesse e conheça: www.autoline.com.br