Futebol de Várzea

Museu do Futebol discute futuro de campos de várzea em SP

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Campos de várzea sobrevivem na cidade de SP (Foto: Divulgação/Museu do Futebol)

O Museu do Futebol promove o terceiro e último encontro do “Ciclo Histórias da Várzea: o futebol amador na cidade de São Paulo” abordando o papel das instituições acadêmicas e do Museu na preservação do futebol de várzea e de suas memórias. O debate será no dia 25 de novembro, às 9h, no auditório, com entrada gratuita, e contará com mediação do colaborador do site Torcedores.

Com objetivo de lançar perspectivas para a preservação da memória e dos espaços do esporte na cidade, o próximo encontro também apresentará a história do Complexo Esportivo do Campo de Marte.

O evento terá a participação do pesquisador Raphael Rajão que falará sobre a experiência do inventário do futebol amador realizada em Belo Horizonte (MG) pela Prefeitura Municipal. Em seguida, representantes do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), área do Museu do Futebol responsável pelos acervos e pesquisas da instituição, apresentarão o trabalho realizado para a preservação de registros e divulgação do futebol de várzea. O tema também será abordado pelos pesquisadores Raphael Piva (USP) e Enrico Spaggiari (USP), que contribuirão para o debate.

Na sequência, o jornalista e colaborador do Torcedores.com Diego Viñas mediará uma apresentação sobre a história dos clubes do Complexo Esportivo do Campo de Marte e uma conversa com representantes desses times sobre o passado, presente e futuro dos campos de futebol de várzea da região que ali estão há mais de 60 anos.

“Este encontro dá continuidade às discussões realizadas nos dois eventos anteriores e encerra o Ciclo trazendo uma discussão indispensável para o engajamento de diversos setores da sociedade, como os Museus e a Universidade, na missão de documentar e divulgar o futebol de várzea e sua importância como cultura”, afirma Camila Aderaldo, Coordenadora do Centro de Referência do Futebol Brasileiro do Museu do Futebol.

Para Walmir Mello, Diretor de Marketing da Associação dos Clubes Mantenedores do Complexo Esportivo do Campo de Marte, “a oportunidade de estarmos realizando esses encontros é um momento precioso para darmos visibilidade à várzea e a toda cultura e sociabilidade que a constitui”, afirma.

Para encerrar o Ciclo em grande estilo, haverá uma apresentação musical com Marco Mattoli, do Clube do Balanço.

O Ciclo “Histórias da Várzea” é uma co-realização do Centro de Referência do Futebol Brasileiro do Museu do Futebol em conjunto com a Sociedade dos Clubes Mantenedores do Complexo Esportivo de Lazer e Cidadania do Campo de Marte e conta com apoio do Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo. Os eventos anteriores, realizados em 19/09 e 21/10, foram gravados e estão disponíveis no canal do Museu do Futebol no Youtube.

O encontro é gratuito e aberto ao público. As inscrições deverão ser feitas pelo site www.sympla.com.br. O debate do dia 25/11 será filmado e transmitido ao vivo pelo canal do Museu do Futebol no Youtube.

Várzea é patrimônio
O futebol de várzea representa a origem e a verdadeira identidade do futebol brasileiro. Em 1895, o primeiro jogo oficial no Brasil foi amador, varzeano, pesquise aí que você vai lembrar (ou descobrir). Portanto, qualquer campo de futebol amador significa a resistência viva de um patrimônio cultural que colaborou com o modo de o brasileiro se relacionar com este esporte a ponto de considerá-lo uma paixão nacional. E que de fato é. Retirar seis campos de terra para colocar três padrão Fifa é enterrar uma origem, e desprezar uma manifestação genuinamente brasileira que não se vê em nenhuma outra parte do mundo.

SERVIÇO
3º Encontro do “Ciclo Histórias da Várzea: o futebol amador na cidade de São Paulo”
Data: 25/11/2017
Horário: 9h00 às 13h00
Local: Auditório do Museu do Futebol – Praça Charles Miller, S/Nº Estádio do Pacaembu São Paulo, SP. Capacidade do auditório: 174 lugares e 4 lugares para cadeirantes
Inscrições: www.sympla.com.br
Evento gratuito e aberto ao público.