Brasileirão: veja o que está em jogo na rodada 33

Foto: Montagem / Torcedores.com Cido Vieira

A 33ª rodada do Campeonato Brasileiro promete fortes emoções nesse meio de semana, restando apenas seis rodadas para seu término, o certame reserva fortes emoções a cada partida. Enquanto o líder Corinthians faz as contas para conquistar o hepta do Brasileirão, equipes contrastam com esse momento, vivendo o calvário e vendo o fantasma da Série B rondar, além de tudo isso, ainda tem as equipes que seguem firme na luta por uma tão sonhada vaga na Libertadores do ano que vem.

Pensando nisso, o Torcedores.com fez um guia a fim de evidenciar tudo o que está em jogo na rodada 33, desde a briga pelo título à drama do rebaixamento, confira abaixo nosso compilado.

 

JOGOS QUE VALEM A DISPUTA DO TÍTULO:

Ponte Preta x Grêmio – QUARTA – 19H30 – Moisés Lucarelli

Atlético-PR x Corinthians – QUARTA – 21h – Arena da Baixada

Santos x Vasco – QUARTA – 21h45 – Vila Belmiro

Vitória x Palmeiras – QUARTA – 21h45

Estes quatro jogos são importantíssimos para a definição do futuro campeão em 2018, com seis pontos de distância para o Santos, e oito para Grêmio e Palmeiras, o Timão vai à Arena da Baixada com a missão de manter a frente na liderança, em caso de tropeço, combinado com vitórias de rivais a briga pode ficar ainda mais acirrada. A última e única vitória do Timão atuando fora de casa nesse returno, foi diante da Chapecoense, no dia 23 de agosto.

O Grêmio, finalista da Libertadores, já mostrou que seu foco é a competição continental, no entanto, o time de Renato Gaúcho não joga a toalha e pretende complicar a vida da Macaca, em Campinas. Dependendo de triunfo gaúcho, combinado com um revés alvinegro, a diferença pode ser encurtada para cinco pontos.

Palmeiras e Santos entrarão em campo com a bola já rolando no jogo do líder, caso ainda pensem em título, um tropeço é algo bem fora dos planos, embalado com o interino e ex-jogador Elano, o Peixe sabe que repetir uma boa atuação e trazer os três pontos é o primeiro passo e objetivo, para depois, pensar no Corinthians. Já o Verdão joga suas últimas fichas, pega o pior mandante do Brasileiro, além disso o Vitória ainda briga arduamente para se livrar do Z4, o duelo tem tons de decisão por si só nesta rodada 33.

 

JOGOS QUE VALEM DISPUTA PELA LIBERTADORES:

Sport x Botafogo – QUARTA – 21h – Ilha do Retiro

Flamengo x Cruzeiro – QUARTA – 21h45- Luso Brasileiro

Santos x Vasco – QUARTA – 21h45 – Vila Belmiro

 

O trio carioca entra em campo num só propósito: Libertadores. Restando seis rodada, os Torcedores fazem as contas para estar ao mínimo na fase pré eliminar da competição em 2018. O Flamengo, além do Brasileiro tentará a vaga por meio da sul-americana onde é semifinalista, no entanto, a equipe de Rueda quer os três pontos logo mais para se aproximar dos primeiros colocados, mas sabe que o Cruzeiro mesmo com a vaga assegurada na Liberta, vem dificultando a vida dos seus adversários.

Com 47 pontos na tabela, o rubro-negro figura na sétima posição, dois tentos à frente do Vasco, que visita o Santos na rodada, o Cruzmaltino reagiu na segunda metade da competição e ainda sonha voltar a disputar uma Libertadores, a última foi em 2012.

O Botafogo depois de dois tropeços busca a reabilitação no nacional, o Glorioso tem uma árdua missão na rodada 33, visita o Sport na Ilha do Retiro, adversário este que briga pelo rebaixamento e precisa muito voltar a vencer diante de seu torcedor, algo que não acontece desde, no primeiro turno, no Engenhão melhor para os cariocas, que venceram por 2 a 1. Atualmente, em situações opostas, somente a vitória interessa aos dois times.

 

JOGOS QUE VALEM NA BRIGA CONTRA O REBAIXAMENTO:

Avaí x Bahia – QUARTA – 19h30 – Ressacada

Ponte x Grêmio –  QUARTA – 19h30 – Moisés Lucarelli

Sport x Botafogo – QUARTA- 21h – Ilha do Retiro

Vitória x Palmeiras – QUARTA – 21h45 – Barradão

São Paulo x Chapecoense – QUINTA – 20h – Pacaembu

Fluminense x Coritiba – QUINTA – 21h – Maracanã

 

A briga na fuga do Z4 é intensa e trará tons de dramaticidade nesta reta final de Brasileirão, do Avaí, hoje penúltimo colocado, para o Bahia – décimo – a diferença é de apenas 7 pontos. Três equipes estão na degola com a mesma pontuação: 35 pontos. Portanto, cada jogo para eles e, outras equipes próximas é como uma final.

Ocupando o Z4, Vitória, Ponte Preta e Avaí atuam em casa na rodada, com exceção da Macaca, eles não possuem um bom retrospecto jogando diante de seu torcedor e, precisam reverter totalmente este cenário para evitar o descenso. O time baiano é o pior mandante da Série A, com apenas 10 pontos em 16 partidas, o Avai surge com 18 tentos.

O Sport também é outra equipe que precisa voltar a vencer em casa para evitar o pior na temporada, com apenas um ponto de distância para a degola, o Leão não uma partida na Ilha do Retiro pelo Brasileiro desde o dia 20 de julho, campanha esta que encaminhou a derrocada na competição.

Fluminense e Coritiba fazem um jogo que costumamos intitular de “jogo de seis pontos” na rodada 33, o Coxa vem de uma crescente, nos últimos cinco jogos, dos 15 pontos possíveis conquistou 10, entretanto os 38 pontos ainda estão longe do ideal para escapar da degola e o sinal de alerta segue ligado no alviverde, trazer pontos do Rio é a grande meta da equipe paranaense.

Já o Flu, por sua vez, tem 42 pontos, a vitória no clássico diante do Botafogo, na última rodada, acalmou os ânimos da torcida e deu uma “tranquilidade” para Abel trabalhar, caso vença o Coritiba, além de se aproximar bastante da pontuação ideal para fugir da degola, de quebra ainda complica a situação de um adversário direto.

Fechando a lista, o São Paulo vem afastando aos poucos o fantasma da Série B, juntamente com o Cruzeiro, o Tricolor é a melhor campanha do returno, retrospecto este que fez a equipe de Dorival Júnior saltar para 43 pontos e se distanciar bem do Z4, uma vitória na quinta pode sacramentar o alívio do time paulista e uma virada na chave em busca de outros objetivos nas últimas rodadas.

A Chape ainda corre riscos, com 40 pontos a equipe catarinense está à cinco tentos do Z4, o empate cedido para o Sport no fim da partida, na última rodada, ficou com um gosto amargo de quem poderia ter se afastado mais da zona perigosa. Visando um bom retrospecto que tem jogando fora da Arena Condá, a Chape espera complicar a vida do Tricolor no Pacaembu, no primeiro turno melhor para os catarinenses que venceram por 2 a 0.

 

 



Estudante de Jornalismo, e apaixonado por futebol desde criança.