OPINIÃO: A Itália precisa estar na Copa para o bem do futebol

Reprodução/Facebook Gianluigi Buffon

A Itália joga sua vida nesta segunda-feira (13). Depois de perder por 1×0 na ida, precisa reverter contra a Suécia, em casa. Se não conseguir fica de fora da Copa do Mundo após 60 anos. Só que, para o bem do futebol, os italianos precisam estar no próximo Mundial.

Não falo apenas do fato de ser uma seleção importante. Sou daqueles que querem ter todos os campeões jogando o torneio. Daqueles que não concorda com a FIFA usar seu ranking para escolher cabeças-de-chave. Daqueles que quer ver as camisas mais pesadas do futebol na Rússia.

Mas não só por isso e sim por uma verdadeira lenda desse esporte maravilhoso: Gianluigi Buffon. O goleiro de 39 anos deve se despedir dos gramados no ano que vem. Quem gosta realmente do futebol, sabe o impacto e a história que esse fato vai causar. Não vai afetar apenas torcedores de Juventus e Itália, e sim todos.

Com uma carreira tão maravilhosa, Buffon merece a oportunidade de jogar mais um Mundial. Vai se tornar o jogador com mais participações. Ficaria ao lado do ex-goleiro mexicano Antonio Carbajal e do meia alemão Lothar Matthäus. Seria sua sexta Copa (1998, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018).

Portanto, torcer pela classificação da Azzurra não é apenas querer uma seleção de peso. É querer uma lenda jogando o maior torneio do planeta pela última vez. Obviamente, terão as opiniões ufanistas pedindo a não ida dos italianos, pois “facilitaria” para o Brasil. Mas, peço que não pensem por esse lado.

A Itália entra em campo nesta segunda-feira (13), às 17h45 (de Brasília), contra a Suécia. O confronto acontece no estádio Giuseppe Meazza, em Milão. Um empate, classifica os suecos. Os italianos precisam de, pelo menos, um triunfo por dois gols de diferença. Expectativa é de jogão!

LEIA MAIS:
SUÉCIA X ITÁLIA: ASSISTA AO GOL DA PARTIDA DAS ELIMINATÓRIAS
SUÉCIA 1×0 ITÁLIA: ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS DA PARTIDA
SUÍÇA PASSA NA REPESCAGEM E GARANTE VAGA NA COPA DO MUNDO