Santos perde para o Vasco na Vila Belmiro e vê diferença para o Corinthians aumentar

Foto: Ivan Storti/Santos FC/Reprodução

Nesta quarta-feira (08), o Santos recebeu o Vasco, na Vila Belmiro, em partida válida pela 33ª rodada da Série A. O Peixe perdeu, de virada, por 2 a 1, com gols de Ricardo Oliveira, pelo lado dos donos da casa, e de Evander e Nenê, do lado dos visitantes. Com isso, o alvinegro praiano caiu para a terceira posição, com 56 pontos, oito de diferença para o líder, Corinthians. Já o Vasco está em 8º lugar, com 48 pontos.

Na primeira parte, a equipe carioca se mostrou superior em boa parte do jogo. O Santos não conseguia ficar muito tempo com a bola dominada, e o time do Vasco estava bastante atento às jogadas. Até metade dos primeiros 45 minutos, inclusive, o número de finalizações dos visitantes era maior do que o dos donos da casa (depois ficou seis para cada lado). Apesar disso, merecem destaque o volante Alison, certeiro nos desarmes, e o goleiro Vanderlei, que trabalhou bastante desde o começo da partida. Pelo lado cruzmaltino, o goleiro Gabriel Félix também realizou excelentes defesas. Mesmo com mais efetividade e bons lances, nem Vasco nem Santos conseguiram abrir o placar no primeiro tempo.

Já na etapa complementar, o jogo ficou mais movimentado, com boas oportunidades de ambos os lados. Mesmo com superioridade do time carioca, quem chegou primeiro ao gol foi o Peixe. Aos 19 minutos, depois de cruzamento magistral de Lucas Lima, Ricardo Oliveira apareceu por trás da defesa vascaína e chutou firme para deixar o Santos na frente. Após esse momento, a tendência dos anfitriões foi de esfriar a partida, mantendo o ritmo e deixando o Vasco sair para o jogo. Aos 28 minutos, Evander chutou de fora da área, mas Vanderlei defendeu e, na sobra, o ataque vascaíno foi travado. Só que a insistência do meia, que entrou no lugar de Jean, acabou dando certo. Aos 39 minutos, em chute fortíssimo de muito longe, o jogador vascaíno deixou a partida igualada no placar.

Nos acréscimos, aos 47 minutos, depois de falta marcada sobre Nenê na entrada da área, o próprio meia bateu e virou a partida para os visitantes. Depois disso, até o final da partida, só deu Vasco, que quase chegou ao terceiro gol, mas Vanderlei e a trave salvaram o Santos de uma derrota ainda mais elástica.

O próximo desafio do Santos será contra a Chapecoense, na Arena Condá, na segunda-feira (13), às 20h (de Brasília). Já o Vasco enfrenta o São Paulo, em São Januário, no domingo (12), às 17h (de Brasília).