Futebol

Se vencer, Vasco empata o confronto histórico contra o São Paulo; veja

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Facebook/Vasco da Gama/Reprodução

Confronto de gigantes. Assim pode ser definido o duelo entre Vasco x São Paulo, que terá mais um capítulo na rica história dos clubes no próximo domingo (12). Como não poderia deixar de ser, o histórico do jogo é muitíssimo equilibrado.

Em partidas oficiais, são 86 jogos entre Vasco x São Paulo. O Tricolor venceu 31, com 25 empates e 30 triunfos da equipe cruzmaltina. Ou seja: se vencer a próxima partida, o retrospecto estará rigorosamente empatado entre os dois clubes.

As duas equipes se enfrentaram, ao todo, em seis competições diferentes. O Vasco só leva vantagem em uma: no Torneio Rio-São Paulo. A diferença, porém, é gigante. Pelo certame interestadual, foram catorze vitórias vascaínas, cinco empates e seis triunfos do Tricolor.

No Brasileirão (torneio pelo qual será válida a partida desse fim de semana), a vantagem do São Paulo é imensa. Pelo torneio, foram vinte e uma vitórias paulistas, catorze empates e treze triunfos cariocas.

Também vale destacar os confrontos pela Copa do Brasil. Por coincidências, os três duelos entre Vasco x São Paulo aconteceram nas quartas-de-final. Em 1998, o Gigante da Colina levou a melhor. Em 2002 e em 2015, melhor para o Soberano. Outro ponto em comum: quanto cruzmaltinos e tricolores se enfrentaram em Copa do Brasil, eles foram eliminados na fase seguinte.

Cariocas e paulistas já se enfrentaram por outras três competições. Copa Sul-Americana (uma vitória são-paulina), Robertão (uma vitória para cada equipe e dois empates) e Torneio dos Campeões (dois empates).

Jogando como mandante, porém, a vantagem é do Vasco. Em quarenta e cinco jogos, são dezenove triunfos cruzmaltinos, treze empates e outras treze vitórias do Tricolor Paulista.

LEIA MAIS
COM DORES, LUIS FABIANO PODE AMPLIAR LISTA DE BAIXAS DO VASCO CONTRA O SÃO PAULO
#SAOPAULINASUNIFORMIZADAS: CONHEÇA O GRUPO QUE PEDE CAMISAS FEMININAS
SÃO PAULO NÃO PERDE PARA O VASCO DESDE 2012; CONHEÇA O “TABU”
SÃO PAULO NUNCA VENCEU A CHAPECOENSE EM CASA; VEJA O HISTÓRICO