Futebol

Ex-Palmeiras e Cruzeiro, volante Souza se destaca e ganha título no Japão

Publicado às

Baiano, 22 anos, jornalista em formação pela Universidade Jorge Amado (UniJorge). Apaixonado por esportes em geral, de preferência basquete, tênis e futebol, este último com maior fervor. Contato: victorw10@outlook.com

Crédito: Foto: Getty Images

O futebol japonês segue sendo um dos principais destinos para jogadores brasileiros que buscam algo diferente para suas carreiras, seja sob o ponto de vista esportivo ou financeiro. Um dos atletas que estão atuando no Japão é o volante Souza, ex-Palmeiras e Cruzeiro.

Revelado no futebol do centro-oeste, Souza passou por times como Atlético-GO e Ceilândia-DF antes de chegar ao Palmeiras, onde se destacou a partir de 2009, ganhando espaço no time titular daquele ano.

Nos anos seguintes, acumulou empréstimos a times como Ponte Preta, São Caetano, Náutico, Cruzeiro, Santos e Bahia, último clube que defendeu antes de se transferir para o Japão.

SUCESSO NO JAPÃO

No Japão desde o início de 2016, quando foi negociado pelo Cruzeiro, Souza logo se firmou como uma das peças principais do elenco do Cerezo Osaka, que disputa a primeira divisão japonesa.

Mais experiente, agora com 29 anos, Souza acumula 83 jogos disputados em apenas dois anos de clube. Assim como também se destacou no Brasil, o volante tem se notabilizado por ser um dos “goleadores” do time. Foram 10 gols marcados em 2016 e seis em 2017.

Em 2017, Souza esteve em campo em 39 das 51 partidas disputadas pelo Cerezo Osaka. Contando apenas a J-League (primeira divisão japonesa), o volante ex-Palmeiras ficou fora de apenas uma partida e marcou cinco gols. Foi um dos principais jogadores na campanha que terminou em terceiro lugar, garantindo vaga na Liga dos Campeões da Ásia.

TÍTULO EM 2017

Além de terminar em terceiro lugar no Campeonato Japonês, Souza ajudou seu time a conquistar o título da Copa da Liga Japonesa. Em alta no Japão, o volante não tem planos de retornar ao Brasil em curto prazo.