Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Alvo do Flamengo, Jonathan Álvez tem números e estilo parecidos com Guerrero

Na última segunda-feira, o Globoesporte.com noticiou que o uruguaio Jonathan Álvez, atacante do Barcelona de Gayaquil, é o novo alvo do Flamengo para substituir Guerrero em 2018. De acordo com o site, os equatorianos querem US$ 5 milhões (aproximadamente R$ 17 milhões) para liberar o atleta, mas o rubro-negro espera diminuir esse valor.

Redação Torcedores
Textos publicados pela Redação do Torcedores.com.Contato: redacao@torcedores.com

Crédito: Foto: Reprodução/Facebook oficial do Barcelona de Guayaquil

Álvez foi o quarto maior artilheiro da última edição da Copa Libertadores, com seis gols marcados. O atacante também foi o carrasco das equipes brasileiras na competição: marcou gol nos quatro times brasileiros que enfrentou (Botafogo, Palmeiras, Santos e Grêmio). O jogador está entre os finalistas a melhor atacante das Américas em 2017. Além disso, Álvez também foi eleito o melhor jogador do Campeonato Equatoriano.

Desempenho semelhante a Guerrero nos últimos três anos

Em 2017, Álvez foi um dos grandes destaques no Barcelona. Vice-artilheiro do Campeonato Equatoriano, o jogador somou 26 gols em todas as competições que disputou. Ao todo, o atacante entrou em campo 49 vezes e ainda contribuiu com seis assistências. Em 2016, quando foi campeão equatoriano pelo Barcelona, Álvez marcou 20 gols pela equipe de Guayaquil e deu seis assistências, em 39 jogos. Jogando pela LDU e pelo Vitória de Guimarães, em 2015 o uruguaio marcou 11 gols e contribuiu com seis assistências em 33 partidas. Somando as últimas três temporadas do jogador, ele tem 57 gols e 18 assistências em 121 jogos, o que lhe dá uma média de 0,47 gol por jogo. Desde 2015, contando inclusive o final de sua passagem pelo Corinthians, Paolo Guerrero soma 52 gols e 19 assistências em 123 jogos, com uma média de 0,42 gol por jogo.

Temperamento explosivo

“Alvez é um ‘loco lindo’, que caiu muito bem no nosso elenco pela sua personalidade. Está sempre contente nos treinamentos. Sua raça em cada partida contagia os demais”, disse o vice-presidente Carlos Alfaro ano passado, pouco depois da chegada do jogador ao Barcelona.

O apelido Loco Lindo pegou no gosto popular. E o jogador faz jus à alcunha. Não apenas pelo estilo de jogo guerreiro, mas também pelo seu temperamento explosivo. O atleta de 29 anos soma quatro expulsões na carreira, sendo duas delas na última edição da Copa Libertadores. Na partida de volta das quartas de final, contra o Santos na Vila Belmiro, o atacante levou dois cartões amarelos em dois minutos. Ao marcar o gol da vitória, o uruguaio tirou a camisa e foi advertido. Um minuto depois, ele cometeu uma falta no meio de campo e foi advertido novamente. Suspenso pelo cartão vermelho, Álvez não pôde atuar na partida de ida da semifinal contra o Grêmio, quando o clube equatoriano foi derrotado por 3 a 0 em casa. Na volta, o camisa 9 marcou o único gol do jogo e, após o apito final, o jogador foi reclamar com o árbitro, sendo expulso. Com isso, for contratado pelo Flamengo, o atacante não poderá atuar na estreia do clube na Libertadores, contra o River Plate.

Outro momento polêmico que rendeu uma punição ao atacante foi no Campeonato Equatoriano. Álvez não gostou de ser substituído em uma partida, ficou transtornado e discutiu com o treinador Guillermo Almada. O jogador foi suspenso pelo clube por um jogo e, inclusive, teve que treinar com a equipe B do Barcelona.

Estilo de jogo

Jonathan Álvez tem um estilo bem similar ao de Paolo Guerrero: um atacante que gosta de jogar de costas para o gol, recuando bastante para buscar a bola. Por voltar bastante para buscar o jogo, Álvez perde bastante a posse de bola. Na Libertadores de 2017, ele foi o terceiro jogador que mais perdeu a posse da bola, com 80 perdas de posse.

Mapas de calor demonstram que Jonathan Álvez gosta de jogar fazendo o pivô, assim como Guerrero (Fonte: Footstats)

Mapas de calor demonstram que Jonathan Álvez gosta de jogar fora da área fazendo o pivô, assim como Guerrero (Fonte: Footstats)

Apesar de jogar um pouco mais recuado para um centroavante, a maioria de suas finalizações são dentro da área. Isso se deve à força do uruguaio no jogo aéreo, que é um fator importante para jogar no Flamengo, já que o rubro-negro é o segundo clube do Brasil que mais cruza bolas na área do adversário.

Mapa das finalizações de Jonathan Alvez na Libertadores 2017 (Fonte: Footstats)

Veja um comparativo dos números de Álvez e Guerrero na Libertadores 2017

Comparação dos números de Guerrero e Jonathan Alvez na Libertadores 2017

Fonte: Footstats

Veja alguns vídeos de Jonathan Álvez pelo Barcelona de Guayaquil

LEIA MAIS
CONVERSAS AVANÇAM E RUEDA FICA PERTO DE ASSUMIR SELEÇÃO CHILENA, DIZ JORNAL