Fórmula E: Sam Bird vence primeira corrida do eP de Hong Kong

Sam Bird venceu na manhã deste sábado (2) a primeira corrida do ePrix de Hong Kong, prova que abriu a temporada 2017/2018 da Fórmula E, disputada no circuito montado nas ruas da colônia chinesa. Foi a sexta vitória do piloto da DS Virgin na categoria dos carros elétricos, garantida após o inglês enfrentar muitas dificuldades durante o páreo.

Leonardo Marson
Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.

Crédito: Foto: DS Virgin

Largando da segunda posição, Bird pressionou Jean-Eric Vergne durante toda a metade inicial da prova, conseguindo a ultrapassagem sobre o piloto da Techeetah na 20ª das 43 voltas da prova. Depois, o inglês perdeu o ponto de parada nos boxes e atropelou um repórter, sendo punido com um drive-through. Após pagar a penalização, o piloto voltou na liderança, seguindo para a vitória.

A segunda posição ficou com Vergne, que precisou se defender dos ataques de Nick Heidfeld durante toda a segunda parte da corrida, relegando o alemão da Mahindra ao terceiro lugar. Nelsinho Piquet completou a prova na quarta colocação com a Jaguar, após fazer linda ultrapassagem sobre Felix Rosenqvist e contar com uma punição a Maro Engel, que usou mais potência que o permitido.

Daniel Abt, que apareceu entre os ponteiros no início da prova, teve uma má parada nos boxes e precisou recuperar terreno para terminar em quinto com o carro da Audi Sport, sendo seguido por Antônio Félix da Costa, da Andretti. Rosenqvist terminou em sétimo com a Mahindra, logo à frente de Edoardo Mortara, da Venturi. Alex Lynn, com a DS Virgin, foi o nono, enquanto Nicolas Prost, da Renault e.Dams, fechou o top-10.

Protagonistas das últimas duas temporadas, Sébastien Buemi e Lucas di Grassi tiveram corridas para serem esquecidas. O suíço terminou na 12ª colocação, após ver sua Renault e.Dams parar na pista na volta 24, despencando na classificação. O atual campeão, por sua vez, precisou parar precocemente na volta 16, após sofrer um acidente e ficar com uma das rodas de seu Audi solta.

A prova foi marcada ainda por uma bandeira vermelha provocada por um engavetamento. André Lotterer acertou o muro, e viu diversos pilotos o acertarem, entre eles Mitch Evans, Nicolas Prost, Edoardo Mortara e Neel Jani, forçando a paralização da prova por 30 minutos logo na segunda volta da corrida no circuito montado em Hong Kong.

O ePrix de Hong Kong terá sua segunda corrida disputada neste domingo (3), também às 5h.

Foto: DS Virgin