Futebol nordestino consegue marcas importantes em 2017; veja quais

O Brasileirão de 2017 tornou-se histórico para o futebol nordestino. As três equipes da região que disputaram o certame (Bahia, Vitória e Sport) obtiveram números expressivos no torneio. Para ajudar, em 2018, o Ceará também jogará a Série A.

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores.com e contador de histórias do esporte.

Crédito: Williams Aguiar/Sportrecife.com.br/Reprodução

Para começar a enumerar os recordes alcançados pelo futebol nordestino em 2017, é necessário voltar dez anos no tempo. No Brasileirão de 2008, três equipes da região jogaram a Série A: Náutico, Sport e Vitória. Nenhuma delas caiu. É a primeira vez em dez anos que o nordeste tem mais de um time na divisão de elite e nenhum deles cai.

Mais do que isso: é apenas a segunda vez na era dos pontos corridos (iniciada em 2003) que, em um Brasileirão com mais de um time do nordeste, nenhuma equipe da região cai.

Se 2017 trouxe boas notícias para os nordestinos, 2018 tem potencial para ser ainda melhor. Bahia, Vitória e Sport ganham a companhia do Ceará na Série A.

O Brasileirão de 2018 será a primeira vez na era dos pontos corridos que quatro equipes do nordeste disputarão o torneio. A última vez que a Série A teve tantos nordestinos foi em 2001. Bahia, Vitória, Sport e Santa Cruz jogaram o torneio – que tinha vinte e oito participantes.

Por fim, há outro “tabu” que será batido pelo futebol nordestino em 2018. A região emplacará três estados diferentes com ao menos uma equipe na Série A. Além da dupla BaVi na Bahia e do Sport em Pernambuco, o Ceará será representado pelo Vôzão.

LEIA MAIS
PRIMEIRA DIVISÃO! ANDRÉ MARCA, SPORT VENCE E SE LIVRA DA SÉRIE B
VITÓRIA X FLAMENGO: ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS DA PARTIDA
SÃO PAULO 1×1 BAHIA: ASSISTA AOS GOLS DO JOGO NO MORUMBI
NA SÉRIE B, INTER E CEARÁ TERMINAM COM MÉDIA DE PÚBLICO MAIOR QUE 17 CLUBES DA SÉRIE A
CHAMUSCA CONQUISTA MARCA HISTÓRICA COMO TREINADOR DO CEARÁ; ENTENDA
ATLÉTICO-GO É O MELHOR LANTERNA DO BRASILEIRÃO COM 20 CLUBES; VEJA A LISTA
CALDEIRÃO? MANDANTES TÊM PIOR PORCENTAGEM DE VITÓRIAS DESDE 1992; VEJA