Futebol

Mercado da bola: Rueda vira plano A para reconstrução da seleção do Chile em 2018

Publicado às

Esportista de hobby, mas jornalista de profissão. Trabalhou como repórter do O Estado de S. Paulo, Revista TÊNIS. Tênis Virtual e CurtaTÊNIS em coberturas nacionais e internacionais de grandes eventos.

Crédito: Gilvan de Souza/Flamengo

Apesar de não ter conseguido títulos no Flamengo em seu começo de trabalho no comando técnico, Reinaldo Rueda tem o respaldo da diretoria para iniciar a frente do planejamento do clube em 2018. O Torcedores.com, inclusive, confirmou que houve reuniões entre membros da cúpula rubro-negra com o treinador no sentido de indicar reforços para a próxima temporada.

O problema é que Rueda vem atraindo atenções de outros clubes e, agora, até de seleções. Após os boatos de que poderia assumir a Colômbia para a Copa do Mundo da Rússia, o treinador virou prioridade do Chile, seleção bicampeã da Copa América, porém fora do Mundial do ano que vem. A informação procede dos jornais Emol e La Tercera.

Após a saída de Juan Antonio Pizzi, é esperada agora uma reunião nessa semana entre Arturo Salah, presidente da Federação Chilena, e Rueda para definir a situação. O encontro será na Colômbia, país natal do técnico do Flamengo e onde passa as férias. O encontro ocorrerá poucos dias depois de Felipão recusar o convite para assumir a La Roja.

Ariel Holán, comandante do Independiente (ARG), atual campeão da Copa Sul-Americana em cima do Flamengo, também foi sondado, mas o argentino estaria perto de fechar com o Atlético Nacional, da Colômbia, ex-equipe de Rueda. Marcelo Bielsa, demitido do Lille (FRA), também aparece na lista de alvos da Federação Chilena.

MULTA

Para tirar Rueda do Flamengo, todavia, não será uma missão fácil para os dirigentes chilenos. De acordo com o site da ESPN, serão necessários US$ 1,5 milhão (cerca de R$ 3,3 milhões) – valor da multa rescisória -, valor superior ao pago para a chegada de Jorge Sampaoli, em 2012. O atual treinador da Argentina foi o responsável por montar o melhor time chileno da história e que conquistaria a Copa América em 2015.

POSIÇÃO RUBRO-NEGRA

Oficialmente o Flamengo não fala sobre uma possível saída de Rueda. O Torcedores.com apurou que nenhuma proposta chegou ao clube, e o diretor de futebol, Rodrigo Caetano, reiterou que o colombiano continua normalmente fazendo parte do planejamento para 2018.

LEIA MAIS:
FLA ANUNCIARÁ FUTURO DE PAOLO GUERRERO NESTA TERÇA
MERCADO DA BOLA: ATLÉTICO-MG RECEBE PROPOSTA DO FLAMENGO POR FRED