Mundial de Clubes: Veja como foram os últimos times brasileiros que disputaram o torneio

Nesta terça-feira (12), o Grêmio estreia na disputa do Mundial de Clubes, contra o Pachuca-MEX. Caso vença, o clube gaúcho disputará a final contra o vencedor de Real Madrid x Al Jazira. O time gaúcho é o sexto brasileiro a disputar a competição em doze anos.

Daniel Gois
Estudante de jornalismo da Universidade Católica de Santos. No Torcedores desde janeiro de 2017, escreve sobre futebol, basquete, formula 1 e eventualmente games.

Crédito: Foto: Goal.com

Dos últimos cinco times brasileiros que disputaram o Mundial de Clubes, três se sagraram campeões: São Paulo, Internacional e Corinthians Sabendo disso, o Torcedores faz uma retrospectiva das últimas exibições de clubes brasileiros no torneio da FIFA.

São Paulo – 2005


*Foto: Divulgação/Twitter

O primeiro da lista é o tricolor paulista. Em 2005, o São Paulo venceu o Atlético-PR na final da Libertadores, o que o garantiu na disputa do tricampeonato mundial.

Na semifinal, o tricolor bateu o Al-Ittihad, da Árabia Saudita, por 3 a 2. A outra semifinal foi disputada entre Liverpool-ING e Deportivo Saprissa, da Costa Rica, onde o clube inglês venceu por 3 a 0.

A grande final foi disputada entre Liverpool e São Paulo, no dia 18 de dezembro, em Yokohama. Com gol de Mineiro aos 27 minutos do primeiro tempo, o São Paulo segurou o time de Gerrard e se sagrou tricampeão do mundo.

Internacional – 2006


*Foto: Divulgação/OChute

No ano seguinte ao título tricolor, a missão de representar o Brasil no Mundial de Clubes foi passada ao Internacional. E o clube gaúcho trouxe mais um título da competição para os times brasileiros.

Em 2006, o Inter foi campeão da Libertadores pela primeira vez em sua história, ao bater o São Paulo nas finais. A estreia do clube na competição foi contra o Al-Ahly, do Egito, e o Inter venceu por 2 a 1. A outra semifinal foi disputada por América-MEX e Barcelona-ESP, e o clube espanhol venceu por 4 a 0.

Na grande final, Barcelona e Internacional. De um lado, um time que tinha Deco, Puyol, Ronaldinho Gaúcho e comandado por Frank Rijkaard. De outro, um time que tinha Alexandre Pato, Clemer, Fernandão e comandado por Abel Braga. Quem foi o protagonista? Nenhum deles! Adriano Gabiru entrou no segundo tempo e fez o gol que colocou o Internacional no topo do mundo.

Internacional – 2010


*Foto: Twitter

Quatro anos depois, mais uma vez estava o Internacional representando o Brasil no Mundial de Clubes. O clube gaúcho foi campeão da Libertadores ao derrotar o Chivas Guadalajara-MEX na final.

No entanto, o Internacional foi derrotado logo na semifinal, pelo Mazembe, do Congo, por 2 a 0. Na disputa pelo terceiro lugar, o Inter venceu o Seongnam, da Coréia do Sul, por 4 a 2.

O título da competição ficou com a Internazionale-ITA, que venceu o Mazembe por 3 a 0.

Santos – 2011


*Foto: Divulgação

Em 2011, o Santos se classificou para a disputa do Mundial de Clubes, ao bater o Peñarol na final da Libertadores. Quase 50 anos após o bicampeonato santista (conquistado na ‘era Pelé’), o Santos tinha a chance de igualar o São Paulo como maior campeão brasileiro do torneio.

O Peixe até começou bem, batendo o Kashiwa Reysol-JAP por 3 a 1 na semifinal. Mas o time de Neymar não resistiu ao Barcelona de Lionel Messi, que venceu o Santos na final por 4 a 0.

https://www.youtube.com/watch?v=IPAoi6QmD_s

Corinthians – 2012


*Foto: Divulgação

Em 2012, foi a vez do Corinthians representar o Brasil na competição da FIFA. O alvinegro se classificou para o torneio ao conquistar a Libertadores, em cima do Boca Juniors.

Na semifinal, o Corinthians encarou o Al-Ahly, do Egito, e o derrotou por 1 a 0. A outra semifinal foi feita por Chelsea e Monterrey-MEX, e o time inglês venceu por 3 a 1.

Na grande final, mais uma vez o que sempre é previsto: campeão da UEFA Champions League contra o campeão da Libertadores da América. O gol de Guerrero aos 24 minutos do segundo tempo deu a vitória e o título para o Corinthians.

Atlético-MG – 2013


*Foto: Divulgação

Pra fechar a lista, o último time brasileiro a disputar o Mundial de Clubes. O Atlético-MG foi campeão da Libertadores, ao bater o Olímpia-PAR na final.

A primeira disputa de Mundial de Clubes da história do clube mineiro não foi como os torcedores do galo desejavam. Semelhante ao Internacional em 2010, o Atlético foi derrotado por 3 a 1 para o Raja Casablanca, do Marrocos, ainda na semifinal.

Na disputa de terceiro lugar, o clube mineiro venceu o Gunagzhou, da China, por 3 a 2. O título da competição ficou com o Bayern de Munique, ao bater o Raja por 2 a 0.

Leia mais
Messi alcança mais um recorde para sua carreira; confira
Como estão os sobreviventes da tragédia da Chape após um ano do acidente?
Empresário revela que Copete recebeu sondagens de São Paulo, Atlético-MG e Flamengo
Galo recebe documento do Staff de Robinho, que pede o desligamento do atleta