NFL: Falcons e Panthers colocam futuro da temporada em jogo na última partida da temporada regular

Por motivos diferentes, Atlanta Falcons e Carolina Panthers irão enfrentar-se em um dos duelos mais esperados da semana final da temporada regular da NFL.

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional, basquete e esportes americanos.

Com muitos times ainda na busca pelas vagas finais na pós-temporada, a temporada 2017/2018 da NFL está chegando ao fim neste domingo (31), assim como o ano de 2017. Um dos confrontos mais importantes será na NFC South, com o duelo entre Atlanta Falcons e Carolina Panthers, valendo classificação e título de divisão da conferência para os envolvidos. Vale ressaltar que, com os todos os jogos sendo disputados nas duas faixas horárias das tardes de domingo (16h, 19h15), não teremos a realização do Sunday Night Football, pois nenhum jogo decisivo isolado pôde ser escolhido para ser o jogo de primetime nacional dos Estados Unidos, pelo fato dos jogos estarem ligados entre si.

Atlanta Falcons: Após derrota para o New Orleans Saints na última semana, os Falcons perderam a chance de conseguir o título da divisão NFC South, pois independentemente do resultado desta tarde, a equipe terminará na 3ª colocação na divisão. Por conta do último resultado adverso, o jogo tornou-se dramático para a equipe de Atlanta, a qual está com a classificação para os playoffs ameaçada. Para conseguir avançar à pós-temporada, a equipe precisará vencer os Panthers, ou então torcer contra o Seattle Seahawks (o qual enfrentará o Arizona Cardinals). Em caso dos dois resultados adversos, um dos melhores ataques da temporada regular estará sendo precocemente eliminada da temporada 2017/2018. Na equipe, a defesa preocupa com alto número de touchdowns (32) e conversões de 4ª descida (12/18) cedidas, além de possuir saldo de apenas +2 nos First Downs, comparado aos adversários. Serão dos passes do quaterback Matt Ryan onde os Falcons vão confiar no ataque terrestre com Devonta Freeman (7 TD, 842yds, 185 Att) e Trevin Coleman (5 TD, 605yds, 145 Att), além das jogadas aéreas com Mohamed Sanu (5 TD, 632yds, 60 Rec) e Julio Jones (3 TD, 1364yds, 83 Rec).

Carolina Panthers: Com a apertada vitória contra o Tamba Bay Buccaneers na Semana 16 (22-19), a equipe dos Panthers garantiu á classificação para a pós temporada. Porém, o confronto deste domingo (31) também será importante. Com o mesmo placar na 1º colocação da NFC South aparece o New Orleans Saints (11-4). Vencendo o jogo desta tarde, os Panthers terão que torcer contra os Saints para garantir o título da divisão. Para escapar do Wild Card, além das condições citadas anteriormente, o Minnesota Vikings e o Los Angeles Rams também tem que perder seus jogos para os Panthers conseguirem este improvável feito. Uma equipe que também possui problemas defensivos (em menor intensidade que seu adversário) expressivos, mas que consegue compensar com o entrosamento forte dos jogadores da equipe e da qualidade do jogo terrestre, vindos bastante do quarterback Cam Newton (60.5%, 6 TD) e de Jonathan Stewart (6 TD, 680yds, 198 Att). No jogo aéreo, Devin Funchess (7 TD, 61 Rec, 792yds) surge como o principal destaque a ser batido.

Diretamente do Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta High, um jogo que irá decidir os caminhos futuros de ambas equipes para o prosseguimento da temporada. Atlanta Falcons e Carolina Panthers duelam a partir das 19:h15, pelo horário de Brasília.