NFL: Saints e Panthers duelam pela liderança da NFC South faltando cinco jogos para os playoffs

Carolina Panthers e New Orleans Saints vão duelar neste domingo (3) em busca da liderança isolada da NFC South na NFL 2017/2018.

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional, basquete e esportes americanos.

A NFL entra neste domingo (3) com apenas cinco jogos restantes para o término da temporada regular, e com isso, as equipes começam a jogar ao lado de suas “calculadoras” para medir as chances que possuem para avançar à pós-temporada. Nesta semana, alguns jogos serão confrontos diretos em divisões de conferência, como por exemplo, o confronto entre New Orleans Saints e Carolina Panthers, valendo a liderança da NFC South.


New Orleans Saints (8-3): Os Saints podem ser considerados uma das melhores equipes em termos de desempenho nesta temporada da NFL, tendo um ataque completo em jogo terrestre e aéreo, que funcionam. A média de 29.3 pontos/jogo é a 4ª melhor da liga, com a 2ª melhor média de jardas percorridas (409.4yds). Outra característica importante da equipe é na objetividade nas jogadas arriscadas de 4ª descida (8/10), além do alto número de TDs (36) e FGs convertidos (24/28). O comandante da equipe, o QB Drew Brees, demonstra forte contribuição com 71.3% de aproveitamento (266/373) e 16 TDs convertidos. No jogo aéreo, Michael Thomas é o maior contribuidor da equipe, com 805yds e 70 Rec. Porém, Brandon Coleman (3 TD, 16 Rec, 288yds), Ted Ginn (42 Rec, 641yds, 3 TD) e Alvin Kamara (54 Rec, 548yds, 4 TD) também surgem como bons contribuidores da parte ofensiva da equipe. No jogo terrestre, o RB Mark Ingram pode ser considerado um dos melhores jogadores da liga na posição atualmente, por conta da forte presença e números espetaculares (837yds, 166 Att, 8 TD), mas também Drew Brees (22 Att, 16yds, 2 TD) e o próprio Alvin Kamara (54 Rec, 548yds, 4 TD) demonstram alta cooperação com este setor da equipe. Na defesa, Voon Bell e Marcus Williams devem novamente assumir o protagonismo da linha defensiva pela equipe no jogo.

Carolina Panthers (8-3): Apesar de manter o mesmo placar na tabela de classificação, os Panthers não dispõem do mesmo rendimento que seu maior rival de conferência. A equipe possui fragilidades no jogo aéreo, tendo as ações ofensivas sendo focadas no jogo terrestre; porém, nas estatísticas os Saints também superam os Panthers neste quesito. A objetividade nas conversões de 4ª descida também mostra-se inferior (3/7), além da equipe acumular cerca de 900yds a menos. Os Panthers demonstram bons números em FGs convertidos (23/24) e também em TDs (26), mas a defesa mostra-se frágil ao analisar o número de TDs cedidos (23), quase equiparado ao número de TDs convertidos. O comando do ataque está com o QB Cam Newton, cujo está com aproveitamento de 60.4% (211/350), considerado ruim para um jogador que demonstrou muito potencial nas recentes.No jogo terrestre, o jogador mais contribuidor é justamente Cam Newton, com 5 TDs anotados e 464yds percorridas. Porém,na equipe não tem-se apenas Cam Newton, com Jonathan Stewart (153 Att, 486yds, 2 TD), Christian McCaffey (76 Att, 268yds, 2 TD) consolidados na cooperação com o ponto principal da equipe. Entre as jogadas aéreas, Christian McCaffey (69 Rec, 468yds, 3 TD)e Devin Funchess (50 Rec, 643yds, 5 TD) são os principais contribuidores.A equipe de Carolina está levando para o Mercedes-Benz Superdome quatro vitórias seguidos.


O jogo será realizado em New Orleans Hight, no final de tarde local, sob altas temperaturas. O confronto direto da NFC South faltando cinco jogos para o final da temporada regular 2017/2018 terá transmissão ao vivo da ESPN e do Watch ESPN (internet), a partir de 19h25, pelo horário de Brasília.