Peñarol vence Defensor Sporting e tem vantagem na decisão do Campeonato Uruguaio

A vitória deixa o Peñarol a uma vitória do título do Campeonato Uruguaio 2017.

Nicolás Alejandro Bianchi Sica
Colaborador do Torcedores

Com um agônico gol de Cristian Rodríguez no último minuto de acréscimos, Peñarol derrotou o Defensor Sporting por 1 a 0. Com a vitória, a equipe aurinegra fica a uma vitória de conquistar o Campeonato Uruguaio.

O HEROI MERECIDO: Cristian Rodríguez

O volante, formado nas categorias de base do Peñarol, teve uma longa passagem pelo futebol europeu, mas as lesões impediram que tivesse maior destaque. De volta ao futebol sul-americano, passou sem poder jogar com regularidade por Grêmio e Independiente. As sucessivas contusões fizeram com que, cercado de desconfianças voltasse ao clube do coração. Após um começo irregular, ele se firmou até se tornar a maior figura da equipe. Sem sofrer contusões, recuperou o ritmo de jogo e foi o craque do Campeonato Clausura, conquistado pelo Peñarol. Hoje, após um primeiro tempo apagado, mudou de posição e foi jogar aberto pela esquerda, e se tornou a principal arma ofensiva aurinegra. No último lance do jogo, marcou o gol numa cabeçada após cobrança de escanteio e garantiu a vitória do Peñarol.

GOLEIRO DO PEÑAROL GARANTE VITÓRIA

Kevin Dawson chegou para ser reserva de Gastón Guruceaga. Após sucessivos erros deste último, e declarações infelizes quando cobrado, conquistou a vaga de titular no começo do Clausura e não mais saiu. Tem 15 vitórias em 16 jogos oficiais no gol da equipe do Peñarol Hoje, fez um primeiro tempo excelente, e impediu por duas vezes que o Defensor Sporting saísse na frente, com duas defesas importantíssimas cara a cara com Waterman e Suárez. Inclusive, sentiu uma contusão no cotovelo e permaneceu em campo, sendo o grande destaque do Peñarol na vitória de hoje.

POLÊMICAS MARCARAM ARBITRAGEM

No primeiro tempo, Cecilio Waterman finalizou e a bola foi tirada em cima da linha por Ramón Árias. Toda a equipe do Defensor Sporting reclamou que a bola ultrapassou a linha do gol, mas o árbitro Esteban Ostojich, a instâncias do primeiro assistente Miguel Nievas, não deu o gol e deixou os violetas revoltados com a arbitragem.

Após o gol, Defensor Sporting tentou recolocar a bola em jogo enquanto os jogadores do Peñarol comemoravam o gol. O árbitro paralisou o jogo e gerou inúmeras reclamações da equipe violeta, que culminaram na expulsão do meia Ayrton Cougo. A confusão estava armada, e o assistente técnico Alejandro Acevedo foi discutir com o quarto árbitro e simulou uma agressão, causando ainda mais tumulto.

PEÑAROL PODERÁ GARANTIR TÍTULO URUGUAIO NO DOMINGO

Com a vitória de hoje, Peñarol garantiu a liderança da Tabla Anual, somatória dos pontos dos torneios Apertura, Intermedio e Clausura. Esse título simbólico dá ao Peñarol a vantagem de poder ser campeão já no próximo domingo, quando enfrentará novamente o Defensor Sporting na semifinal do Campeonato Uruguaio, que é disputada pelos campeões do Apertura (Defensor Sporting) e Clausura (Peñarol). Caso o Peñarol perca o jogo, as equipes jogarão mais duas partidas para definir o título de campeão uruguaio.

FICHA TÉCNICA: DEFENSOR SPORTING 0x1 PEÑAROL

Estádio: Centenario.

Árbitros: Esteban Ostojich, Miguel Nievas e Carlos Barreiro.

Cartão Vermelho: 90′ Ayrton Cougo (DS).

Cartões Amarelos: 15′ Mathías Corujo (P), 37′ Fabricio Formiliano (P), 42′ Andrés Lamas (DS), 47′ Gonzalo Maulella (DS), 67′ Mathías Cardacio (DS), 86′ Ramón Arias (P), 90′ Santiago Carrera (DS).

DEFENSOR SPORTING: Guillermo Reyes; Gonzalo Maulella, Santiago Carrera, Andrés Lamas; Mathías Suárez, Mathías Cardacio, Carlos Benavídez, Ayrton Cougo, Matías Cabrera; Facundo Castro (77′ Pablo López), Cecilio Waterman (83′ Martín Rabuñal). Treinador: Eduardo Acevedo. Reservas: Gastón Rodríguez, Emiliano Alvarez, Claudio Rivero, Facundo Milán e Héctor Acuña.

PEÑAROL: Kevin Dawson; Mathías Corujo, Fabricio Formiliano, Ramón Arias, Lucas Hernández; Fabián Estoyanoff (55′ Cristian Palacios), Walter Gargano, Cristian Rodríguez, Diego Rossi (82′ Franco Martínez); Lucas Viatri, Maximiliano Rodríguez (75′ Guzmán Pereira). Treinador: Leonardo Ramos. Reservas: Thiago Cardozo,  Yeferson Quintana, Hernán Petryk, Marcel Novick.

GOL: 90′ Cristian Rodríguez (P).