DESTAQUE

Rueda promete rever contratos de Modesto e prega transparência no Santos

Publicado às

Jornalista de esportes desde 2005, com passagem pelo UOL e Terra. Editor de comunidades do Torcedores.com e blogueiro do renanprates.com

Oposição lança nova chapa e Santos deve ter três candidatos na eleição

Crédito: Chapa "Santástica União" terá Andres Rueda Garcia como candidato à presidência e José Renato Quaresma como vice (Foto: Divulgação)

Andrés Rueda é o único candidato desta eleição para a presidência do Santos que não disputou a anterior. E ele chega para este pleito pregando “total transparência” nos processos que comandará se eleito.

Ele afirma não ter prometido cargos para ninguém se ganhar a eleição. Rueda mostrou que está de olho em dois contratos assinados pela atual gestão Modesto Roma no Santos: o de fornecimento de material esportivo com a Umbro e da cessão dos direitos de televisão com o Esporte Interativo.

“Honraremos todos os contratos feitos pelo clube, mas nos reservamos o direito de sentar com cada fornecedor e questionar eventuais pontos que achemos lesivos para o clube para preservar sempre as melhores práticas para o Santos FC”, explicou em entrevista exclusiva ao Torcedores.com.

A eleição para definir o presidente do Santos no próximo triênio (2018, 2019 e 2020) acontecerá no dia 9 de dezembro. Além de Andrés Rueda, disputam o pleito Modesto Roma, Nabil Khaznadar e José Carlos Peres.

LEIA MAIS:
MODESTO PROMETE MONTAR ‘ESQUADRÃO’ PARA SANTOS SER TETRA DA LIBERTADORES
NABIL QUER NOVA RELAÇÃO COM GLOBO E SANTOS NO PACAEMBU, PARANÁ E INTERIOR DE SP
PERES QUER 100 MIL SÓCIOS E PELÉ COMO PRESIDENTE DE HONRA DO SANTOS

Confira a entrevista na íntegra com Andrés Rueda

Pergunta inicial: Por que você é o mais preparado para comandar o Santos?
Rueda:. Tenho mais de 20 anos de experiência em gestão de empresa com um faturamento similar ao do Santos e comando mais de 6000 colaboradores. Acredito que a tão sonhada profissionalização do clube deve começar pelo seu presidente. Comparando o curriculum dos candidatos o que melhor apresenta condições de experiência, conhecimento e aptidão para tal função é o meu.

Tema 1: Atual elenco
Torcedores.com: Como você vê o atual grupo de jogadores do Santos? Precisa de muitas mudanças? Que mudanças pretende fazer?

Rueda: Para isso vamos contar com pessoas com profundo conhecimento no futebol que irão melhorar desde a categoria de base até a equipe profissional do Santos. Sem falsas promessas, sem enganar o torcedor. O torcedor na sua emoção tem todo o direito de querer títulos sem se importar com as finanças e a gestão do clube. Com isso, já se passam mais de 10 anos que não ganhamos títulos de relevância e nossa dívida a cada gestão só aumenta. Uma boa gestão cria um equilíbrio que permite ao clube voltar a disputar títulos como protagonista.

Tema 2: Técnico
Torcedores.com: Qual é o perfil de técnico que você gostaria de ter no Santos? O que o torcedor pode esperar?

Rueda: O Santos precisa de um profissional gabaritado que saiba fazer a mescla entre jovens jogadores, como sempre foi a história do Santos, e jogadores experientes. Tem que ter a filosofia de jogo compatível com nosso clube, que é de um time que além de ganhar prima por dar espetáculo e, sobretudo ter a mentalidade que a gestão do futebol será feita de maneira compartilhada com o clube que participará ativamente nas decisões de contratação e venda de jogadores. Os técnicos sem essa mentalidade passam e o clube fica com o ônus de decisões muitas vezes não corretas.

Tema 3: Mercado da bola
Torcedores.com: O torcedor pode esperar por que tipo de reforços? Medalhões? Jogadores identificados com o clube? Peças para compor o elenco?

Rueda: Não vou mentir para o torcedor, não vou fazer promessa que não possa cumprir. Minha responsabilidade é montar a melhor equipe possível colocando jogadores certos e profissionalizando a gestão do clube. Como não temos muitos recursos financeiros temos que errar o mínimo possível na política de contratação.

Tema 4: Estádio
Torcedores.com: Você é favorável a construção de um novo estádio? Maior aproveitamento do Pacaembu e de outros estádios já existentes? Ou prefere reforma da Vila?

Rueda: Sou a favor do que for melhor para o Santos. Temos torcedores em todos os lugares e o torcedor santista precisa ser tratado com respeito e carinho. O Santos não tem condições de prometer a seu torcedor a construção de um novo estádio. Perdemos a oportunidade da Copa do Mundo. Pretendemos fomentar a torcida que anda meio afastada do clube, equilibrando jogos na Vila, em SP e em cidades do interior. A Vila é nossa casa e já merece faz tempo uma adequação para dar maior conforto ao nosso associado.

Tema 5: Finanças do clube
Torcedores.com: O que pretende fazer sobre este tema? Reduzir despesas? Aumentar a arrecadação? Espera encontrar dinheiro para investir em reforços?

Rueda: Teremos pessoas capacitadas para desenvolver um trabalho para equilibrar receitas e despesas. Com isso, pensar no fluxo de caixa de investimentos e acima de tudo planejar o alongamento e pagamento da real dívida do Santos.

Tema 6: Sócio-torcedor
Torcedores.com: Qual a sua opinião sobre o atual programa de Sócio Rei? Pretende fazer melhorias?

Rueda: Se tiver de ser melhorado será melhorado. Para isso teremos uma equipe competente para trabalhar. O torcedor do Santos precisa ser tratado com mais respeito porque atualmente não é. Só assim teremos um aumento significativo no número de sócio torcedor. Nosso grande desafio é mudar a cultura e deixar claro que o nosso sócio na verdade é o real dono do clube. Tudo que tem que ser feito para tratá-lo melhor será feito. Tratamento digno em relação a compra de ingresso, acessibilidade fácil ao estádio, política de recompensa por presença, convênios para utilização de outros clubes sociais na cidade de Santos, facilidades de transporte para outras praças onde o jogo for de mando do clube, convênios com empresa de seguro e médica, para dar vantagens aos sócios etc. Ou seja, o que tem que ser feito todos sabem, nosso comprometimento é um só: fazer.

Tema 7: Fornecimento de uniformes
Torcedores.com: O que espera da parceria com a Umbro? Pretende manter o acordo durante toda a gestão?

Rueda: Depois de um enorme fracasso de uma operação montada por essa diretoria precisamos ter uma empresa focada no bom atendimento do clube e no torcedor. É isso que eu espero de qualquer empresa que seja parceira do Santos, com produtos e preços compatíveis. Honraremos todos os contratos feitos pelo clube, mas nos reservamos o direito de sentar com cada fornecedor e questionar eventuais pontos que achemos lesivos para o clube para preservar sempre as melhores práticas para o Santos FC.

Tema 8: Estratégias de marketing
Torcedores.com Quais são os seus planos para aumentar a exposição do Santos e conseguir mais parceiros para o clube no mercado?

Rueda: Montar uma estrutura de gestão de marketing com utilização da terceirização de agências e segregar a área comercial. Transferir essa divisão para a nossa sub-sede em SP onde se encontra o nosso grande público de patrocinadores e parceiros comerciais.

Tema 9: Estrutura do futebol
Torcedores.com: Quem comandará o futebol no clube? Qual será a estrutura da área? O que o torcedor pode esperar?

Rueda: Não prometi cargo a ninguém. Iremos escolher o melhor gestor de futebol para comandar o Santos na hora certa em consenso com o nosso Comitê Gestor. Pretendemos implantar processos operacionais e de indicação de metas em todos os departamentos de futebol do clube, desde a base até o profissional, passando pelos esportes olímpicos. O Torcedor pode esperar que, além de total transparência, as melhores práticas serão utilizadas em todos os setores do clube.

Tema 10: Cotas de TV
Torcedores.com O que esperar da parceria com o Esporte Interativo? Acha que 2018 ainda será difícil por ser com a Globo?

Rueda: Como todos já sabem vamos pegar muitas situações já definidas. Aprendi na minha vida profissional que temos sempre que sentar e negociar. É o que vamos fazer com todos os parceiros do clube. Uma das minhas funções será melhorar o relacionamento institucional do Santos com o mercado. Temos que ter um bom relacionamento com todos os parceiros, mas temos a obrigação sempre de defender as melhores condições para o Santos FC e assim será feito.

Tema 11: Pelé/ídolos eternos
Torcedores.com: Um dos maiores patrimônios do Santos é a quantidade de ídolos que o clube possui. Qual seu plano para o relacionamento com eles. Pretende solidificar algum tipo de parceria com o Pelé?

Rueda: O que pretendo é colocar o Santos no rumo certo. Para isso todas as forças do clube, todos os ex-jogadores e todos que quiserem contribuir serão muito bem vindos. Sempre o Santos em primeiro lugar.

Tema 12: Neymar
Torcedores.com O maior ídolo recente da história do Santos está em rusga com o clube. Pretende fazer algo para retomar este relacionamento?

Rueda: Como já disse tenho como característica pessoal: sentar, conversar e negociar. É isso que aprendi ao longo da minha vida.