Sorteio define confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2018; veja os jogos

A Copa do Brasil de 2018 já conhece seus jogos da primeira fase. Em sorteio realizado nesta sexta-feira (15) na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no Rio de Janeiro, o torneio teve os caminhos dos 80 clubes participantes definidos.

Márcio Donizete
Jornalista desde 2012, com passagens pelos jornais ABCD Maior e Diário do Grande ABC, além do canal NET Cidade de TV. Foi repórter colaborador, líder de colaboradores e editor no Torcedores.com. Apresenta o Lente Esportiva ABC em lives no Facebook e Youtube.

Crédito: Crédito da foto: Lucas Figueiredo/CBF

Confira TODOS os confrontos:

Crédito da foto: Reprodução/CBF

Como foi o sorteio

Os times foram divididos em oito potes, de acordo com o ranking da principal entidade do futebol nacional. No pote H, ficam as dez equipes que não estão ranqueadas na confederação e entram por terem vencido copas estaduais.

Veja os potes:

A: Atlético-MG, Botafogo, Atlético-PR, Internacional, São Paulo, Fluminense, Sport, Ponte Preta, Coritiba e Vitória;
B: Figueirense, Atlético-GO, Goiás, Avaí, Santa Cruz, Paysandu, Ceará, Paraná, Criciúma e Joinville;
C: ABC-RN, Náutico, Juventude, Bragantino, CRB-AL, Oeste, Boa Esporte, Sampaio Corrêa, Londrina e Vila Nova-GO;
D: América-RN, Botafogo-PB, ASA, Cuiabá, Salgueiro, Confiança, Remo, CSA-AL, Rio Branco e Ituano;
E: Globo-RN, Santos-AP, Caxias, Madureira, Caldense, Boavista, Aparecidense, Nacional, Atlético-AC e Parnahyba;
F: São Caetano, Novo Hamburgo, Ceilândia, Altos, URT-MG, Treze-PB, Itabaiana-SE, Brusque-SC, Sinop e Fluminense de Feira-BA;
G: São Raimundo-PA, Vitória da Conquista-BA, Brasiliense, Cordino, Real Ariquemes, Independente, Interporto, Dom Bosco, Nova Iguaçu e Cianorte;
H (sem ranking): Inter de Limeira, Uberlândia, Aimoré, Tubarão, Ferroviário, Floresta, Manaus, Corumbaense, Novoperário e Atlético Itapemirim

No sorteio, estarão 11 agremiações que estiveram na Série A do Brasileirão em 2017: Atlético-GO, Atlético-MG, Atlético-PR, Avaí, Botafogo, Coritiba, Fluminense, Ponte Preta, São Paulo, Sport e Vitória. O Internacional, vice da Série B e que estará na Primeira Divisão no próximo ano, também tem presença garantida.

Cruzeiro, atual dono da taça da Copa do Brasil; América-MG, campeão da Série B; Bahia, ganhador da Copa do Nordeste; Luverdense, detentor do título da Copa Verde; Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio, Flamengo, Vasco e Chapecoense, classificados à Libertadores 2018, entram somente nas oitavas de final.

Os duelos da primeira fase acontecem entre 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Os confrontos serão em partida única, com mando do clube melhor ranqueado.

Novidades

A Copa do Brasil não terá mais o gol qualificado, marcado fora de casa, como critério de desempate. Outra mudança é financeira: agora o campeão vai faturar R$ 50 milhões, enquanto o vice levará R$ 20 milhões.

VEJA MAIS
VEJA QUANTO O CRUZEIRO RECEBEU POR CONQUISTAR O TÍTULO DA COPA DO BRASIL