Curiosidade: 5 times paulistas que estão de portas fechadas

Hoje o futebol paulista não está para brincadeira. Os altos custos para manter um clube, somado a uma diretoria incompetente, pode fazer uma associação fechar seu departamento, ou até encerrar as suas atividades.

PH Andrade
Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução: Reprodução: Facebook oficial Bandeirante Esporte Clube

Hoje vamos lembrar 5 clubes que tiveram uma tradição no futebol paulista, mas nos dias atuais estão de portas fechadas.

1-  Bandeirante

Bandeirante Esporte Clube é um time da cidade de Birigui, interior do estado de São Paulo. É um dos clubes paulistas mais antigos e tradicionais do estado, uma das curiosidades é que o Bandeirante foi um dos poucos a ter disputado em todas as divisões do Campeonato Paulista.

Principais títulos:

-Campeonato Paulista – Segunda Divisão: 1963 e 1986.

Quem chega e quem sai dos clubes?

 

– Copa Coca-Cola de Futebol (atual Copa Paulista): 2001

O clube encerrou as atividades em 2015.

2 –  Grêmio Barueri

Grêmio Barueri Futebol Ltda é um clube de futebol brasileiro formado por uma sociedade de empresários de Barueri, fundado em 26 de março de 1989. Permaneceu em Barueri de 1989 a 2010, e após divergências políticas entre os antigos proprietários do clube e a prefeitura de Barueri, mudou sua sede para cidade de Presidente Prudente. Em 26 de fevereiro de 2010 adotou o nome Grêmio Prudente Futebol Ltda.

Uma Curiosidade: em 2015 foi o time mais rico do Paulistão Segunda Divisão (4° nível do futebol paulista). Devido a falência, o clube encerra as suas atividades dia 16 de dezembro de 2017.

Está em dúvida sobre qual curso de faculdade escolher?

Principais títulos:

– Campeonato Paulista do Interior – 2008

– Paulistão A2 – 2006

– Paulistão A3 – 2005

– Copa São Paulo de Futebol Júnior – 2001

3-  Guaratinguetá

Guaratinguetá Futebol Ltda é um time brasileiro da cidade de Guaratinguetá. Foi fundado em 1 de outubro de 1998 como Guaratinguetá Esporte Clube e atualmente está licenciado das competições oficiais.

No dia 15 de outubro de 2010, o time confirmou sua mudança para a cidade de Americana, onde iniciou suas atividades na nova sede em janeiro de 2011 com o nome de Americana Futebol. No dia 28 de novembro de 2011 foi anunciado o retorno à cidade de Guaratinguetá.

Em 2016, a equipe disputou a Série A3 do Paulistão e Série C, sendo rebaixado em ambos. Porém, em fevereiro de 2017, pediu licenciamento das competições oficiais, alegando problemas financeiros e no calendário, visto que disputaria duas competições simultâneas (Segunda Divisão do Campeonato Paulista e Série D do Brasileirão).

Curiosidade: Hoje os cidadãos de Guaratinguetá têm um time para torcer, a Manthiqueira, que atualmente está no Paulistão A3.

Principal título

– Campeonato Paulista do Interior – 2007

4 – União São João de Araras

O União São João Esporte Clube foi fundado em 14 de janeiro de 1981, na cidade de Araras, primeiramente com o nome de Sociedade Esportiva e Recreativa Usina São João. Suas cores são o verde e o branco, mas há relatos de jogos onde foi utilizado terno e gravata, para manter a formalidade. Depois da queda pra Segunda Divisão do Campeonato Paulista em 2013 e uma terrível crise financeira, a equipe anunciou, no início de 2015, que desativaria seu departamento de futebol temporariamente, para sanar dívidas e reestruturar o clube.

Curiosidade: hoje o União São João é o único campeão brasileiro de nossa lista.

Principais títulos:

Nacionais:

– Brasileirão série B: 1996

– Brasileirão série C: 1988

Estadual:

– Paulistão A2: 1987

5 – Atlético Sorocaba

Clube Atlético Sorocaba é uma agremiação esportiva da cidade de Sorocaba, fundada a 21 de fevereiro de 1991. Têm como suas cores o amarelo e o vermelho, inspiradas na bandeira Sorocabana. Em outubro de 2016 a equipe profissional licenciou-se das competições profissionais da FPF.

Principal título:

– Copa Paulista: 2008

LEIA MAIS: 
VOCÊ CONHECE? VEJA 10 CURIOSIDADES SOBRE O ESTADIO DO PACAEMBU
SEM ACERTO COM A PREFEITURA, GUARATINGUETÁ NÃO DISPUTARÁ SÉRIE D E SEGUNDONA
PAULISTÃO 2018: 5 TIMES QUE PODEM SURPREENDER NA COMPETIÇÃO