Dia da Saudade: Relembre a parceria entre Palmeiras e Parmalat

Dia 30 de janeiro é o dia da saudade, então você que é o palmeirense aproveite para conferir aqui lembranças da era Parmalat, parceria vitoriosa que com certeza deixou saudade.

Jéssica Celoto
Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução: site oficial Palmeiras

Após ficar 16 anos sem títulos, o Verdão provava mais uma vez a sua grandeza. A parceria Palmeiras/Parmalat embora tenha sofrido rejeição da torcida no começo, logo caiu nos braços da mesma, além de ter deixado vários títulos ao Palmeiras, se tornou exemplo de gestão e parceria nos anos 90.

A primeira partida do Palmeiras já com a camisa Parmalat aconteceu em 1992, em uma disputa contra o Cruzeiro vencida pelo time alviverde por 1 a 0, com gol de Paulo Sérgio.

A situação no Campeonato Paulista do mesmo ano não era das mais esperançosas pois o clube estava em 11° lugar, porém a parceria já estava mostrando para que veio e ajudou o Verdão a terminar em segundo lugar.

Em 1993, com a torcida cobrando e os rivais tirando sarro, a pressão para sair do jejum era grande. Mais uma vez o Palmeiras estava em uma final de Campeonato Paulista contra seu arquirrival Corinthians. No primeiro jogo o Timão venceu por 1 a 0, e a comemoração de Viola, autor do gol, imitando um porco incomodou torcedores e até os jogadores. Na partida de volta, o Palmeiras deu um baile na equipe alvinegra, vencendo no tempo normal por 3×0, mas este resultado ainda não era o suficiente para acabar com o jejum, pois naquela época o regulamento dizia que  se houvesse vitória para cada um dos times nas finais, a partida deveria ser continuada na prorrogação e se necessário nos pênaltis.

Na prorrogação, Edmundo caiu na área e foi marcado pênalti para o Palmeiras. Evair estava com todo o peso dos 16 anos sem títulos nas suas costas, porém ele não se deixou abalar e converteu a cobrança.

Era o fim do jejum.

Era o início de um Palmeiras avassalador.

Em 93, vieram o Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro;

Em 94 mais um Campeonato Brasileiro;

Em 96 o Palmeiras fez história conquistando o Campeonato Paulista marcando 102 gols nas 30 partidas e marcando 83 pontos dos 90 possíveis;

Em 98 ganhou sua primeira Copa do Brasil e a Copa Mercosul;

Em 99 ganhou seu título mais importante, a Taça Libertadores da América, já com a santificação do goleiro Marcos;

E para fechar, em 2000 ganhou a Copa dos Campeões, torneio nacional que decidirá a última vaga para a Libertadores da América de 2001.

A parceria com a Parmalat marcou grandes histórias para a equipe e a torcida palmeirense.

LEIA MAIS:
3 SEMELHANÇAS DA CREFISA COM A PARMALAT NO PALMEIRAS
ANÁLISE: PARMALAT MONTOU TIME DE CRAQUES E CREFISA DE OPERÁRIOS; VEJA
PATROCÍNIO DA CREFISA RENDE AO PALMEIRAS 24 VEZES MAIS QUE O DA PARMALAT