Esportes Olímpicos

Imbróglio de entidade pode prejudicar handebol brasileiro; Entenda!

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação/Site Oficial da CBHB

Uma confusão no handebol pode afetar o esporte no Brasil. A Federação Pan-americana de Handebol (PATHF) acabou sendo suspensa pela Federação Internacional de Handebol (IHF) e, com isso, seus membros estão proibidos de disputar competições internacionais, como os Campeonatos Mundiais e os Jogos Olímpicos.

De acordo com o Globoesporte.com, o motivo de tal confusão é uma decisão do presidente da IHF, Hassan Moustafa, em desmembrar a PATHF. A intenção do dirigente é que sejam criadas duas federações no continente americano para reger o esporte. Uma delas seria responsável pelo Caribe e América do Norte e outra pelas Américas do Sul e Central.

No último domingo (14), uma reunião foi feita em Zagreb (CRO) para discutir tal processo. Na votação, a divisão da PATHF foi aprovada por 102 votos, com 26 contra e 40 abstenções. A entidade que rege o handebol das Américas alega que o desmembramento da entidade não foi aprovado por 2/3 dos votantes e, por isso, tal resultado é inválido.

Uma tentativa de bloquear a intenção da IHF na Comissão de Arbitragem da máxima entidade do esporte acabou barrada. Com a decisão, o Brasil e outros países das três Américas e Caribe não poderão disputas as competições sancionadas pela Federação Internacional, no caso o Campeonato Mundial e os Jogos Olímpicos.

A PATHF emitiu nota oficial em seu site criticando a IHF e seu presidente. Na nota, a entidade que rege o handebol nas Américas afirmou que foi ‘vítima de um dirigente que manipula para benefício próprio uma entidade cujo anseio é melhorar o mundo através do esporte nada tem a ver com estes interesses mesquinhos’.

Segundo a própria PATHF, o ato seria uma ‘vingança’ do dirigente da IHF relacionada a este não ter sido convidado para a Assembleia Extraordinária que a Federação Pan-Americana realizou em Bogotá (COL), em outubro passado. Na mesma, a divisão da entidade foi reprovada por seus membros

LEIA MAIS

NADAL VENCE E JÁ ESTÁ NAS OITAVAS DE FINAL DO ABERTO DA AUSTRÁLIA

VANESSA É ELEITA A TERCEIRA MELHOR JOGADORA DE FUTSAL DO MUNDO

ACORDO DEVE CRIAR DELEGAÇÃO ÚNICA DE COREIAS EM JOGOS DE INVERNO

VAREJÃO DIZ TER RECUSADO PROPOSTAS DA NBA PARA JOGAR NO FLAMENGO

(Crédito da foto: Divulgação/Site Oficial da CBHB)