DESTAQUE

Mercado da bola 2018: saiba como está o seu time

Publicado às

Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.

Foto: LONDON, ENGLAND - NOVEMBER 01: UEFA Champions League football is seen in a goal during the UEFA Champions League Group F match between Arsenal FC v Olympique de Marseille at Emirates Stadium on November 1, 2011 in London, England. (Photo by David Cannon/Getty Images)

Crédito: Getty Images

O mercado da bola 2018 está a todo vapor. E, como não poderia deixar de ser, as principais equipes brasileiras se mexeram e trataram de se reforçar (ou, ao menos, diminuir o prejuízo).

E é sobre isso que a última edição do Torcedores Rádio, o podcast oficial do Torcedores.com, tratou.

Atual campeão brasileiro, o Corinthians perdeu um dos principais atletas da temporada 2017. O atacante Jô foi negociado com o Nagoya Grampus, do Japão. Guilherme Arana também saiu. O lateral-esquerdo foi para o Sevilla, da Espanha. Essas foram as principais baixas da equipe. Reforços alvinegros foram quatro: os volantes Paulo Roberto e Renê Júnior, o lateral-esquerdo Juninho Capixaba e o atacante Júnior Dutra.

O Palmeiras, por sua vez, teve grandes mudanças. A começar pelo treinador Roger Machado, que chegou ao clube. O meia Lucas Lima, o lateral-direito Marcos Rocha e o goleiro Weverton foram as principais peças que chegaram. De saídas, as principais foram a do zagueiro Mina,para o Barcelona.

Já o São Paulo perdeu duas das referências em campo. O atacante Lucas Pratto foi negociado com o River Plate, da Argentina, enquanto o volante Hernanes retornou ao Hebei China Fortune. O goleiro Denis e o zagueiro Lugano deixaram o Morumbi. Os principais reforços tricolores foram do meia-atacante Diego Souza, do goleiro Jean e do zagueiro Anderson Martins.

No Santos, além da saída de Lucas Lima, Ricardo Oliveira também foi embora. Chegaram à Vila Belmiro o atacante Eduardo Sasha e o treinador Jair Ventura. O lateral-esquerdo Romário foi outro reforço.

RIO DE JANEIRO
Se perdeu Reinaldo Rueda para a seleção chilena durante o mercado da bola, o Flamengo apresentou Paulo Cesar Carpegiani como técnico. Conca, que voltou ao futebol chinês, e Mancuello, são as baixas.

O Vasco fechou com o zagueiro Erazo, com o volante Desábato e o atacante Rildo. Mas perdeu o zagueiro Anderson Martins, o atacante Eder Luis e o lateral Madson.

Envolvido nas novelas Henrique Dourado e Gustavo Scarpa, o Fluminense dispensou uma série de atletas no mercado da bola, entre eles, o goleiro Deola e o meia Marquinho. O zagueiro Henrique está prestes a ser anunciado pelo Corinthians. Quem chegou foi o atacante Lucas Fernandes.

No Botafogo, há um novo treinador, já que Jair Ventura foi para o Santos. Bruno Silva foi para o Cruzeiro e Roger, para o Internacional. Felipe Conceição será o novo treinador. Os principais reforços foram os atacantes Leandro Carvalho e Palácios e os meio-campistas Luiz Fernando e Renatinho.

MINAS E RIO GRANDE DO SUL
O atacante Fred movimentou o mercado da bola em Belo Horizonte. Ele trocou o Atlético-MG pelo arquirrival Cruzeiro. Outras baixas no Galo foram Marcos Rocha, Erazo e Rafael Moura. Mas vieram Ricardo Oliveira, Arouca, Róger Guedes, Erik e Iago Maidana.

No Cruzeiro, além de Fred, vieram Mancuello, Douglas Grolli, Edilson, Bruno Silva e Marcelo Hermes, entre outros. Joel, Élber, Alisson e Mena deixaram a Raposa.

De volta à Série A do Brasileirão, o Internacional trouxe o atacante Roger, para a vaga de Eduardo Sasha, que foi para o Santos. Já o Grêmio, campeão da Copa Libertadores da América, perdeu Fernandinho, Edilson, Guilherme e Arroyo. Mas trouxe Madson, Alisson, Paulo Miranda, Michel e Thaciano.

LEIA MAIS:
VEJA CINCO COISAS QUE VOCÊ PODERIA COMPRAR COM O SALÁRIO DE PHILIPPE COUTINHO NO BARCELONA