Esportes Radicais

Campeonato Brasileiro de Skate Feminino bate novo recorde de participantes

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Realizado no último fim de semana em São Bernardo do Campo, o  Campeonato Brasileiro de Skate Feminino VANS “OFF DE WALL teve mais uma quebra de recorde de participantes.

O Campeonato Brasileiro de Skate Feminino VANS “OFF DE WALL teve mais uma quebra de recorde de participantes: a competição reuniu 101 skatistas em São Bernardo do Campo (SP), no último sábado (03/02). Na edição de 2016 do evento realizado pela AFSK (Associação Feminina de Skate), o número foi de 75. A competição foi dividida nas categorias Street: Feminino 1, Feminino 2, Feminino Infantil e Feminino Master. BANKS: Feminino 2, Feminino Infantil e Feminino Master.

O Street Feminino 1 mostrou uma crescente evolução e que temos atletas com potencial para as disputas nas olimpíadas. A campeã foi Vitória Mendonça, seguida por Virginia Fortes Águas, em segundo, ambas são do Rio de Janeiro. Em terceiro ficou Telma Cursino, de São Paulo.

”Todas fazendo manobras de nível olímpico, flips, manobras de corrimão, de borda, de gap. As linhas muito técnicas demonstravam todo potencial que as mulheres tem para qualquer esporte, especialmente para o skate, que é muito apaixonante e desafiador”, contou Renata Paschini, organizadora da competição.

O Street seguiu o formato Jam Session com duas voltas de 45 segundos valendo a melhor: ”A garra das skatistas vindas de diversos Estados do Brasil brilhou mais forte e fizemos o maior evento de skate feminino do planeta pela segundo ano consecutivo”, afirmou Renata Paschini.

”No Brasil, o skate tem uma organização bem avançada. Temos entidades formadas por esportistas que participam de todo o processo de gerenciamento e organização do esporte. Temos categorias bem mais organizada, com separação por nível técnico e idade, o que tem servido de estimulo para participação de mais competidoras”, completou.

A categoria infantil foi um show a parte: pequenas atletas cheias de charme e estilo fizeram suas apresentações, algumas com o auxilio dos familiares, papais e mamães skatistas e não skatistas davam todo apoio e assistência à suas meninas. A campeã do Banks infantil Maria Luiza Romano, de São Paulo, se divertiu muito na pista, mostrando todo seu potencial, com manobras técnicas que saiam com muita naturalidade. Parece que ela já nasceu sabendo.

A categoria Master é uma mistura de mães, skatistas, amantes do esporte e competidoras. No Street, a campeã foi Janaina Morais de Minas Gerais. Ela inovou nas manobras, elevou muito o nível técnico e realmente foi o destaque da categoria. Em segundo lugar ficou Georgia Fuzer e em terceiro Priscila Morais, ambas de São Paulo.

Na categoria Banks Feminino 2, Maria Eduarda Nocera de São Paulo foi um show. Seu amor pelo skate falou mais alto: mesmo saindo de uma lesão, ela arriscou tudo e fez bonito para ser parte dessa história do skate feminino brasileiro.

Na Banks Master, as competidoras também mostraram toda sua raça, força, coragem e detonaram! A estreante Camila Alves, ficando com a terceira colocação. A experiente Alê Esteanofi, se recuperando de um problema de saúde recente, ficou em segundo lugar. E teve também a campeã, Ariane Peres, mudando de modalidade e consolidando sua trajetória no skate feminino.

A competição do Street Feminino 2 surpreendeu a todos. Juízes não acreditavam ver iniciantes executando manobras de alto nível técnico. A estreante desse nível era Rayssa Leal, a Fadinha de Imperatriz/MA. Fadinha é um prodígio, só tem 10 aninhos, mas não está no skate a passeio. Ela ganhou a competição no Feminino 2 e mostrou pra todos que skate não tem idade.

Foram 34 inscritas neste nível, meninas de todas as idades, algumas estreando em competições nacionais, mas todas muito focadas em participar e mostrar que skate é esporte de habilidade e não de força. Giovana Silva ficou em segundo lugar, e Thais de Oliveira em terceiro, ambas de São Paulo.

Nessa categoria, tivemos a participação de competidoras de outras regiões do Brasil, o Nordeste esteve representado pelos estados do Piauí e Maranhão.

Resultado Final do Campeonato Brasileiro de Skate Feminino

STREET FEMININO 1

1.Vitória Mendonça Eugênio – RJ

2.Virgínia Fortes Águas – RJ

3.Telma Cursino Rodrigues – SP

STREET FEMININO 2

1.Rayssa Leal – MA

2.Giovana Silva Dias – SP

3.Thais de Oliveira Ramos – SP

STREET MASTER 

1.Janaina Renata de Almeida de Morais – MG

2.Geórgia Fuzer – SP

3.Priscila Morais – SP

STREET INFANTIL 

1.Luiza Oliveira da Gama – SP

2.Emanuelle Constantino – SP

3.Luana Santarém de Oliveira Luz – PR

BANKS FEMININO 2

1.Maria Eduarda Nocera -SP

2.Carolina Leite de Campos – SP

3.Nathaly da Silva José – SP

BANKS FEMININO MASTER 

1.Ariane Peres – SP

2.Alexandra Estaenofi – SP

3.Camila Alves do Nascimento – SP

BANKS FEMININO INFANTIL 

1.Maria Luiza Romano – SP

2.Daniela Morato Hergert – SP

2.Isabella Santos Wildner de Medeiros – SC

TRIBANKS OPEN GIRLS

1.Dora Varella – SP

2.Isadora Pacheco – SC

3.Victoria Bassi – SP

 

LEIA MAIS:
MINEIRINHO PASSA TROTE PARA TREINADOR EM BRINCADEIRA NO YOUTUBE
MAYA GABEIRA PODE ENTRAR NO GUINNES POR ONDA GIGANTE EM PORTUGAL