Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Coxa-Branca: Conheça a origem do apelido dado ao time do Coritiba

Tudo começou em um Atletiba, no Campeonato Paranaense de 1941. Um insulto do jogador atleticano Jofre Cabral ao jogador do Coritiba Hans Egon Breyer, foi o precursor do apelido.

Rosana Colodel
Colaboradora do Torcedores.com. Contato: rosanajcolodel@gmail.com

Foto: Hans Breyer: o primeiro coxa-branca

“coxa-branca” e “quinta-coluna”, Hans foi “chamado” por Jofre em alusão a sua pele clara. O jogador era alemão e veio ao Brasil ainda criança fugindo da primeira guerra mundial. Mesmo com o insulto, a partida foi vencida pelo Coritiba, por 3×1, no estádio atleticano. Hans Breyer foi considerado o melhor jogador em campo naquela partida.

O jogador abandonou a carreira e deixou de frequentar os estádios em 1944, por conta das provocações. Porém, no Campeonato paranaense de 1969, o apelido foi adotado pela torcida, que o transformou em grito de guerra e que fez também o coxa-branca voltar a frequentar o estádio Belfort Duarte, hoje, Couto Pereira.

Hans, o primeiro coxa-branca

Antes de ser jogador de futebol, Hans foi vice-campeão brasileiro de pentatlo. Já no futebol, foi ponteiro-direito, na conquista do Campeonato Paranaense de 1939, mas por conta de sua altura (1,86m) , passou a jogar como zagueiro.

Conquistou o Campeonato Paranaense de 1941 e 1942, e entre 1940 e 1943, foi considerado um dos melhores do estado. Hoje, seis de fevereiro, Hans Breyer, o primeiro coxa-branca,  estaria completando 99 anos de vida.

Leia Mais: Alex Câmera 10: Os últimos passos da carreira do ídolo do Coriitba e Fenerbahçe

Leia Mais: Novo técnico do Coritiba é anunciado por telefone aos sócios