Lautaro Martínez é o 10º jogador a fazer três gols em sua estreia na Libertadores

Lautaro Martínez foi o grande nome da primeira noite da fase de grupos da Libertadores. Na última terça-feira, o jovem atacante marcou três gols na vitória do Racing sobre o Cruzeiro por 4 a 2 no Cilindro de Avellaneda, na Argentina.

Renato Senna
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação/CONMEBOL

De acordo com o FOX Sports da Argentina, Lautaro se tornou o décimo jogador a anotar um hat-trick em sua estreia na competição continental. O primeiro foi o equatoriano Alberto Spencer, na primeira partida da história da Libertadores, em 1960. O atacante do Peñarol marcou quatro vezes na vitória da equipe uruguaia sobre o Jorge Wilstermann por 7 a 1.

O feito só foi se repetir seis anos depois, quando o peruano Eladio Reyes marcou os três gols da vitória do Alianza Lima sobre o Deportivo Lara, da Venezuela. O terceiro só viria a se consagrar 17 anos depois. Em 1983, Luis Fernando Salinas viria a atingir a marca na vitória do Bolívar por 6 a 0 sobre o Blooming, num grupo que ainda contava com Grêmio e Flamengo. Em 1989, o meia Ruben Pereira também faria três gols na vitória do Danubio sobre o Peñarol por 4 a 1.

O 5º a atingir tal feito é o primeiro e único brasileiro da lista. Em 1992, após ser campeão da Copa do Brasil no ano anterior, o Criciúma chegava à Libertadores. O atacante Everaldo anotou um hat-trick na vitória por 5 a 0 sobre o San José no Heriberto Hülse. Três anos depois, um velho conhecido dos brasileiros também estrearia com um triplete. O atacante chileno Marcelo Salas fez três na vitória da Universidad de Chile sobre a Universidad Católica. Em 2001, o atacante paraguaio Julio González voltaria a repetir o feito na vitória por do Guaraní 3 a 1 sobre o El Nacional. Quatro anos mais tarde, o Bolívar voltaria a consagrar um goleador estreante. Na altitude de La Paz, o meia argentino Cristian Zemattén marcou três gols na vitória do clube boliviano sobre o Santos por 4 a 3.

O último antes de Lautaro havia sido há 12 anos. O jovem atacante Sebastián Ereros fe barba, cabelo e bigode e marcou os três gols da vitória do Vélez Sarsfield sobre o Rocha, do Uruguai, por 3 a 0.

Mesmo após anotar três gols e ser extremamente decisivo, o camisa 10 do Racing não gostou da sua exibição na noite da última terça-feira.

“A verdade é que, pessoalmente, não gostei da partida que fiz. Além dos três gols, perdi bolas muito fáceis de resolver. Tenho que seguir melhorando, mas saio feliz porque a equipe ganhou. No primeiro gol do Cruzeiro, fui mal, me desarmaram. Fico muito irritado com isso. A cada jogo que faço, trabalho para mim, para dar o melhor a este clube que é tão grande”, analisou Lautaro.

Veja os 10 jogadores que marcaram três ou mais gols em suas estreias na Libertadores:

1 – Alberto Spencer – Peñarol 7 x 1 Jorge Wilstermann – 1960
2 – Eladio Reyes – Alianza Lima 3 x 0 Deportivo Lara – 1966
3 – Luis Fernando Salinas – Bolívar 6 x 0 Blooming – 1983
4 – Ruben Pereira – Danubio 4 x 1 Peñarol – 1989
5 – Everaldo – Criciúma 5 x 0 San Jose – 1992
6 – Marcelo Salas – Universidad de Chile 4 x 1 Universidad Católica – 1995
7 – Julio González – Guaraní 4 x 1 El Nacional – 2001
8 – Cristian Zemattén – Bolívar 4 x 3 Santos – 2005
9 – Sebastián Ereros – Vélez 3 x 0 Rocha – 2006
10 – Lautaro Martínez – Racing 4 x 2 Cruzeiro – 2018

LEIA MAIS
Libertadores: veja 12 promessas para ficar de olho em 2018
Racing x Cruzeiro: Assista aos gols do jogo válido pela Libertadores