Futebol Americano

Opinião: Tom Brady, o maior da NFL?

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Imagem extraída do instagram da esposa de Tom Brady

Imagem extraída do instagram da esposa de Tom Brady

Tom Brady vem fazendo um baita trabalho na NFL, figurando como o principal jogador do torneio nos últimos anos. Fatos esses que levam torcedores, mais empolgados, a afirmarem que Tom Brady é o maior jogador da NFL. Isso procede?

Confesso que sou saudosista do fim dos anos 80 e dos anos 90, época na qual, presenciei verdadeiros gênios do esporte em atuação. Na NFL, Joe Montana. Na NBA, Jordan, Pippen, Magic, Bird, entre outros. Assim, sou suspeito em afirmar que para mim, Montana é melhor que Brady, mas isso não pode ser interpretado como desmerecimento à carreira de Brady.

Ainda faço uma ressalva sobre eventual “eleição do melhor jogador da NFL”, parafraseando Montana, quem disse que é muito difícil fazer qualquer comparação e/ou eleição, eis que a diferença de épocas torna qualquer avaliação em injusta.

“Apenas” a quantidade de títulos, pode não ser, como não é, um critério justo para a análise. Tanto é assim que  Otto Graham superou, com tranquilidade, a marca de Brady de 6 títulos Nacionais, eis que venceu a NFL em 1950, 1954, 1955 e, a All- America Football Conference em quatro oportunidades.. E não é só, Bart Starr, lendário quarterback do Green Bay Packers, possui cinco títulos da liga, sendo 3 deles antes à criação do Super Bowl.

O fato é que, entre os maiores, temos que ter alguém acima da média, alguém que tenha uma carreira irretorquível, exemplar. Se a favor de Brady há a quantidade de títulos e a genialidade individual de jogadas e lançamentos, há também histórias não tão éticas. Como o lance da “bola murcha” a qual, ainda hoje, não é algo que está perfeitamente esclarecido.

Particularmente, entendo que isso é uma mancha na carreira de Brady. Assim como, a revelação, por parte de Rubens Barrichelo, de que a equipe o prejudicava para favorecer Schumacher, a qual me torna quase intragável a afirmação de que o alemão era melhor que Senna, tenho sérias dificuldades para colocar Brady acima de Montana.

No caso específico, não só  o caso obscuro, mencionado acima, anda a desfavor de Brady, mas a genialidade e assunção de responsabilidade por parte de Montana, o fez ser um cara diferenciado.

Enfim, TODOS os jogadores mencionados são ou foram excepcionais, sendo que a opção por qualquer um deles não implica em injustiças.

leia mais.

CONFIRA A LISTA DE TODOS OS CAMPEÕES DO SUPER BOWL
OPINIÃO: O SENTIMENTO DE EMOÇÃO PROVOCADO PELA VITÓRIA DO PHILADELPHIA EAGLES NO SUPER BOWL LII

Aurelio Mendes – @amon78