Home Futebol Entenda por que Palmeiras e Corinthians divergem na contagem do histórico do Dérbi

Entenda por que Palmeiras e Corinthians divergem na contagem do histórico do Dérbi

Protagonistas de um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, Palmeiras e Corinthians voltam a se enfrentar na tarde do próximo sábado pelo Campeonato Paulista, em mais um jogo que entrará para a contagem do histórico do confronto do Dérbi Paulista. Contagem esta que não é idêntica por ambos lados.

Mohamed Nassif
Jornalista esportivo formado em 2016 com passagem pela TV Band, pelo site Nosso Palestra e assessoria de imprensa
Palmeiras e Corinthians

Crédito: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Palestrinos e corintianos divergem sobre a contagem de jogos e vitórias para ambos os lados no clássico. O Verdão conta que já foram realizados 364 jogos, com 129 vitórias do Alviverde, 125 Alvinegras e em 110 ocasiões o clássico terminou empatado. Já o Timão entende que foram 354 jogos disputados,  sendo 125 vitórias do Palmeiras, 124 do Corinthians e 106 empates.

PUBLICIDADE

A diferença de 10 jogos acontece pela maneira que cada clube entende ser a correta de considerar os jogos do Dérbi. O Palmeiras conta nove jogos do extinto Torneio Início e um do famoso ‘Jogo das Barricas’, quando os clubes disputaram um torneio com finalidade de ajudar o São Paulo a sair da crise que o levaria à falência.

O Corinthians não considera estes jogos para o histórico porque não foi cumprido um tempo regulamentar e sim um tempo menor, como explicou o jornalista Celso Unzelte, autor do Almanaque Corintiano, à ESPN:

PUBLICIDADE

“A questão não é a duração daquelas partidas serem menor de 90, e sim por ser menor do que se disputava na época. Na época dos 40 por 40, todos os jogos eram 40 por 40. Na época do Torneio Início não. Os jogos nunca foram 15 por 15.”

Também à ESPN, Fernando Galuppo, historiador do Palmeiras, afirmou que na visão do clube o correto é divulgar todos os dados sem fazer julgamentos por partida, torneio ou relevância do motivo do Dérbi:

“O trabalho elaborado pela Sociedade Esportiva Palmeiras é o mais fidedigno aos fatos da história do Derby, pois engloba todos os confrontos oficiais entre as equipes principais dos dois tradicionais clubes na história, sem distinção, respeitando e preservando a história puramente factual, frio, sem análises, interpretações personalistas, critérios próprios ou julgamentos.”

MAIS POLÊMICA EM CASO DE VITÓRIA DO CORINTHIANS AMANHÃ

PUBLICIDADE

Apesar de discordarem da contagem, ambos estão de acordo que o Palmeiras tem mais vitórias no Dérbi, o que pode mudar neste sábado caso o Corinthians vença. Isso porque, na conta do lado do time de Itaquera, o Timão chegaria à marca de 125 vitórias, igualando o Palestra Italia, que seguirá convicto de que continua tendo 129 triunfos no Dérbi Paulista.

Palmeiras e Corinthians se enfrentam na Arena Corinthians, a partir das 17h, pelo horário de Brasília, pela 9ª rodada do Campeonato Paulista.

LEIA MAIS: Primeiro adversário do Verdão na Libertadores está definido