Palmeiras x Santos: veja quem venceu mais jogos e curiosidades do clássico

Neste domingo, será disputado um dos maiores clássicos do futebol paulista e nacional. Palmeiras x Santos se enfrentarão novamente em um duelo que teve a rivalidade mais acirrada nos últimos anos.

Victor de Freitas
Baiano, 25 anos, jornalista formado pela Universidade Jorge Amado (UniJorge). Apaixonado por esportes em geral, de preferência basquete, tênis e futebol. Contato: victorw10@outlook.com

Crédito: Foto: Divulgação/Santos FC

Clássico em final de Copa do Brasil e na disputa pelos títulos do Brasileirão nas últimas temporadas, os duelos recentes entre Palmeiras x Santos reacenderam a chama da rivalidade, que é um dos mais antigas no país. As equipes se enfrentam todo ano há mais de 100 anos. Desde 1995 existe o duelo entre alviverde e alvinegro.

Além de ser um dos maiores rivais da história palestrina, o Santos também foi um dos primeiros adversários da história do Verdão. Fundado como Palestra Itália, o time encarou o Peixe em seu terceiro jogo após a fundação. O amistoso foi realizado em 3 de outubro de 1995 e foi vencido pelo adversário por 7 a 0.

Conheça a 1xBet:

Um novo jeito de fazer sua aposta esportiva!

HISTÓRICO GERAL DE JOGOS

Somando todas as competições oficiais e amistosos, o jogo entre Palmeiras x Santos já aconteceu 328 vezes ao longo de 113 anos de história como adversários.

O Verdão leva uma ampla vantagem no retrospecto histórico. Venceu 137 jogos, enquanto o Santos ganhou 93 partidas. Houve ainda 98 empates.

RETROSPECTO NO PAULISTÃO

O Campeonato Paulista é a competição que mais contou com clássicos entre o clube palestrino e o alvinegro da Vila. Em 183 jogos válidos pelo Estadual, houve 90 vitórias palmeirenses, contra 53 triunfos santistas e 42 empates.

CURIOSIDADES DO CLÁSSICO:

– A maior goleada do clássico foi aplicada pelo Palmeiras, no Paulistão de 1932, por 8 a 0
– Já o maior placar feito pelo Santos foi de 7 a 0, em 1915
– O placar mais comum no clássico é 1 a 1; aconteceu 55 vezes
– Em 54 ocasiões aconteceu o placar de 2 a 1; aconteceu 54 vezes
– Artilheiros do Verdão no clássico: Heitor e Lima, com 11 gols
– Dudu é o maior artilheiro do clássico no atual elenco do Palmeiras, com 3 gols
(Fonte: Porcopedia)