Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

10 livros que todo apaixonado pelo São Paulo deveria ler

Embora não viva um momento tão bom, o São Paulo têm em seu recente passado conquistas emblemáticas e vários momentos de glórias, o que orgulha o seu torcedor. Nesta semana, o Torcedores.com iniciou uma série especial para os amantes da boa leitura e do esporte em geral, combinação perfeita não é? E o destaque do dia hoje vai para o Tricolor Paulista.

Cido Vieira
Jornalista formado e apaixonado por futebol desde criança. No Torcedores.com desde o ano de 2017, já acumulei diversas funções no site e atualmente me dedico a cobertura do futebol nordestino. No Twitter, @cidovieira90.

Abaixo traremos boas sugestões de leitura, tanto do clube do Morumbi, como de seus ídolos desde de sua fundação em 1930.

Que tal enriquecer ainda mais a sua biblioteca torcedor Tricolor? Vamos as sugestões, lembrando que todos possuem link para compra no site Amazon

As melhores notícias de esportes, direto para você

 

São Paulo campeão da Libertadores 1992

Foto: Divulgação

(Alexandre Linhares)

O mais detalhado relato sobre a primeira conquista continental do São Paulo Futebol Clube. Desde antes do início claudicante em Criciúma até a apoteose no Morumbi, com a defesa de Zetti, a campanha é minuciosamente contada, com diversas histórias de bastidores e muitas declarações da época. O Campeonato Brasileiro, disputado concomitantemente, também ganha o seu espaço, já que não pode ser dissociado das partidas pelo
torneio continental.

O prefácio é do jornalista Ubiratan Leal, do site Trivela e da ESPN.

São Paulo FC. O Supercampeão

Foto: Divulgação

(Orlando Duarte e Mario Vilela, 2011)

A história de um dos mais vitoriosos times de futebol do Brasil narrada em ordem cronológica e com riqueza de detalhes, em linguagem clara e deliciosa. Os autores Orlando Duarte e Mário Vilela, jornalistas e pesquisadores, apresentam também os grandes craques, os jogos memoráveis, os campeonatos conquistados e a paixão da torcida, em obra ilustrada, que proporciona uma verdadeira viagem no tempo.

Rogério Ceni M1to

Foto: Divulgação

(Rogério Ceni, 2015)

Personagem ímpar da história do futebol internacional. Rogério Ceni marcou a trajetória vitoriosa do São Paulo Futebol Clube e a da maior torcida tricolor do pais. Ao longo desses 25 anos dedicados ao clube do morumbi, o torcedor teve a honra de ver grandes feitos; o primeiro gol em Araras, as conquistas da Coroa Conmebol e da Libertadores da América, o Mundial de Clubes, o tri no brasileiro, a defesa da cobrança do Gerrard, o gol 100, o jogo 1.000…

1992. O Mundo em Três Cores

Foto: Divulgação

 

(Raí e André Plihal, 2015)

Raí relembra os momentos que antecederam a grande final, os detalhes das jogadas, os conselhos do mestre Telê, o espírito de equipe do grupo e os bastidores da comemoração do título. A obra ainda traz depoimentos de campeões que participaram da conquista, fichas técnicas de todos os jogos do São Paulo na temporada de 1992 e um caderno de fotos com imagens inéditas do Mundial e da viagem ao Japão.

Bíblia do São-Paulino

Foto: Divulgação

(Rui Branquinho e Michael Serra, 2012)

Licenciado pelo São Paulo Futebol Clube, a edição de colecionador reúne num estojo o livro em formato de Bíblia contando toda a história do time, além de reproduções de jornais e revistas com as manchetes das grandes conquistas e cartaz do Mundial Interclubes; cartão-postal do Estádio do Morumbi e cartão assinado por Cícero Pompeu de Toledo; partitura com o hino, de 1966; ingresso autografado do Mundial Interclubes do Japão e jornal japonês após a conquista do Mundial de 2005; diploma do Guiness Book para Rogério Ceni, pelo maior número de gols marcados por um goleiro; ingressos do primeiro jogo do Morumbi, dos Mundiais de 1992 e 1993, da final da Libertadores de 1992 e do milésimo jogo de Rogério Ceni; e muito mais!

Os Dez Mais do São Paulo – Coleção Ídolos Imortais

Foto: Divulgação

(Arnaldo Ribeiro, 2009)

Nos últimos anos, indiscutivelmente, o São Paulo é disparado o clube mais vitorioso do futebol brasileiro. Mas a grandeza do tricolor paulista vem de longa data. São muitas décadas que sedimentaram a força da, hoje, mais sólida agremiação esportiva do país.

E ninguém melhor do que os craques que pavimentaram essa trajetória para nos ajudar a entender o motivo de tanto sucesso. Para isso, em Os dez mais do São Paulo, sétimo livro da Coleção Ídolos Imortais, o jornalista Arnaldo Ribeiro conta a saga de dez ilustres representantes da rica galeria de astros são-paulinos.

1993: Somos bicampeões do mundo

Foto: Divulgação

(Zetti e André Plihal, 2013)

O ano de 1993 consagrou uma geração inesquecível de jogadores para os torcedores do São Paulo. O clube quebrou recordes, montou dois times, teve momentos de incertezas, colecionou mais títulos e se firmou novamente como o melhor do mundo ao derrotar o todo-poderoso Milan, base da Seleção Italiana que seria vice-campeã mundial no ano seguinte. Para contar essa história, o jornalista André Plihal procurou um dos protagonistas daquele time: Zetti.

Ao Mestre, Com Carinho

Foto: Divulgação

(Felipe Morais, 2016)

Este livro conta histórias sobre as conquistas do São Paulo Futebol Clube sob o comando do maior de todos os técnicos brasileiros, Telê Santana, na visão de um São Paulino apaixonado pelo tricolor paulista. A história sobre as conquistas do SPFC sob o comando do maior de todos os técnicos brasileiros, na visão de um São Paulino apaixonado pelo tricolor paulista.

Tricolor Celeste

Foto: Divulgação

(Luís Augusto Símon, 2009)

Que torcedor do São Paulo não lembra da decisiva atuação de Diego Lugano no Mundial de 2005? O atleta urugaio marcou época no Tricolor e mostrou a determinação e a fibra que sempre caracterizaram os jogadores do país vizinho, atuando em cada partida como se fosse a última.

O que poucos torcedores sabem é como foi o início do zagueiro no futebol, o episódio de uma briga com a seleção iraniana que quase acabou em tragédia e de que forma encontrou forças para enfrentar toda a desconfiança que cercava sua chegada ao Morumbi.

Maioridade Penal – 18 Anos de Historias Ineditas da Marca da Cal: 18 anos de histórias inéditas

Foto: Divulgação

(Rogério Ceni e André Plihal, 2011)

Em comemoração aos 18 anos de carreira, Rogério Ceni, goleiro do São Paulo, presenteia os fãs com histórias inéditas de sua vida profissional. Em entrevista ao jornalista André Plihal, Rogério revela as dificuldades de sua fase de jogador principiante, as conquistas nacionais e mundiais, sua passagem pela Seleção Brasileira, a influência dos técnicos e colegas em sua formação, detalhes da sua personalidade e fatos engraçados que vivenciou durante a trajetória profissional.