Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Chega ao fim o Brasileirão de 87: STF decreta Sport campeão e Flamengo não poderá recorrer

Após 31 anos, o Campeonato Brasileiro de 1987, finalmente, chegou ao seu final. Décadas depois de uma batalha jurídica envolvendo Flamengo e Sport, o Superior Tribunal Federal (STF) deu ganho a causa do time pernambucano, que agora será considerado o único campeão do Brasileirão.

Bruno Nunes Loreto
Formado em Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Amante dos esportes, principalmente o bom e velho futebol. Setorista de Grêmio e Fluminense.

Crédito: Divulgação

De acordo com publicação do UOL Esporte, a decisão transitou em julgado na última sexta-feira. Com isso, o prazo legal para o Flamengo tentar reverter a derrota já se esgotou.

A indefinição quanto ao campeão brasileiro de 1987 se arrastou ao longo dos anos e foi acumulando ‘novas verdades’. Em 2011, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), através da Resolução da Presidência nº 02/2011, chegou a reconhecer os dois clubes como campeões.

Em abril de 2017, o Supremo Tribunal Federal (STF) havia confirmado apenas o Sport como vencedor do torneio. Na oportunidade, cinco ministros não aceitaram uma reivindicação do Flamengo.

No mês de outubro do ano passado, o time carioca apresentou um recurso no STF para voltar a ser declarado como único campeão do torneio. O imbróglio, no entanto, seguiu sem uma definição concreta até esta semana.

Em 1987, na Copa União, o Sport foi campeão do Módulo Amarelo, enquanto Flamengo levantou o título do Módulo Verde, este segundo organizado pelo Clube dos Treze. No ano, o Rubro-Negro e o Internacional (vice campeão do Módulo Verde) não aceitaram disputar um quadrangular, contra Sport e Guarani (2º do Amarelo), proposto pela CBF, para definir o campeão brasileiro.

Na final, os pernambucanos venceram os paulistas para chegarem ao título. No ano seguinte, em 1988, Sport e Guarani foram os representantes brasileiros na Copa Libertadores da América.

Com a baixa efetuada no processo, após a maioria dos ministros votarem a favor do Sport, o título do Brasileirão de 87 do Leão da Ilha foi confirmado e não cabem mais discussões quanto à matéria.

LEIA MAIS:

VEJA A TABELA DETALHADA DAS 12 PRIMEIRAS RODADAS DO BRASILEIRÃO 2018

FLAMENGO AGUARDA VOLTA DE GUERRERO AOS TREINOS E ESTUDA RENOVAÇÃO DE CONTRATO

SPORT ACEITA PROPOSTA E ANDRÉ VAI ASSINAR CONTRATO COM O GRÊMIO