Copa da Primeira Liga não será disputada em 2018, mas deve retornar em 2019

Disputada entre 2016 e 2017, por grandes clubes do futebol brasileiro, a Copa da Primeira Liga não será disputada na temporada de 2018.

Victor de Freitas
Baiano, 25 anos, jornalista formado pela Universidade Jorge Amado (UniJorge). Apaixonado por esportes em geral, de preferência basquete, tênis e futebol. Contato: victorw10@outlook.com

Crédito: Divulgação/Site Oficial

Em comunicado oficial divulgado à imprensa na tarde desta terça-feira (27), a Diretoria da Primeira Liga confirma não ter conseguido organizar datas para a disputa da competição nesta temporada. Entretanto, garante estar animada ao ter chegado em acordo com clubes, CBF e a emissora que detém os direitos de transmissão para a realização do torneio no ano que vem.

Diferentemente das duas últimas temporadas, quando a competição se estendeu com datas distantes durante grade parte do ano, a edição de 2019 terá um formato diferente. Será disptuada com até sete datas e terá término marcado para o mês de março, desta forma não atrapalhando clubes nas disputas das competições nacionais de segundo semestre.

Confira a nota divulgada:

A Diretoria da Copa da Primeira Liga comunica que, em comum acordo com todas as partes interessadas, a competição não será realizada em 2018. No entanto, o trabalho continua sendo desenvolvido para viabilizar um torneio forte e estruturado a partir de 2019.

Na última semana, reuniões com a Confederação Brasileira de Futebol e com a Rede Globo deixaram adiantadas as tratativas para um torneio no início da temporada 2019, com quatro a sete datas, com término até março.

A cúpula da Primeira Liga seguirá em contato constante com os dirigentes dos clubes, a CBF e a Rede Globo a fim de unificar os interesses e promover um torneio de alto nível, valorizando e fortalecendo o Fórum de Clubes“.

Em 2016, o Fluminense conquistou o título da competição ao bater o Atlético Paranaense na final. Já na edição de 2017, foi o Londrina quem surpreendeu e bateu o Atlético Mineiro na decisão.

Quem chega e quem sai dos clubes?

 

Participaram da Primeira Liga nos dois primeiros anos os seguintes times: América-MG, Avaí, Atlético-GO, Atlético-MG, Atlético-PR, Brasil de Pelotas, Ceará, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Joinville, Londrina, Luverdense, Paraná e Tupi-MG.