Home Futebol 85 dias para a Copa: descubra quais foram os jogos com mais cartões em mundiais

85 dias para a Copa: descubra quais foram os jogos com mais cartões em mundiais

Assim como é o futebol, a Copa do Mundo não e feita só de jogadas bonitas. Desentendimentos, faltas perigosas e agressões também acontece nos campos do torneio mais importante do futebol. Confira nessa matéria as partidas que mais tiveram cartões amarelos e vermelhos na historia das Copas

Andre Nascimento Donati
Colaborador do Torcedores.com.

Foto: Reprodução/Youtube

Antes de tudo, como surgiram os cartões amarelo e vermelho?

Num jogo entre Argentina e Inglaterra, válido pela Copa de 1966, o capitão argentino Antonio Rattín foi expulso de campo pelo árbitro alemão Rudolf Kreitlein. Como o jogador não entendeu o que o árbitro queria fazer, acabou causando uma confusão. Depois da confusão ,a FIFA passou a estudar uma linguagem universal para ajudar os árbitros. O  inglês Ken Aston deu a solução. Baseado nos semáforos, sua esposa, Hilda, sugeriu o uso de cartões, e eles começaram a ser usados na Copa de 1970, no México

PUBLICIDADE

Agora, vamos aos jogos onde a invenção do casal Ken e Hilda Aston foi usado em Copas do Mundo.

1- Portugal vs Holanda- Copa de 2006

Em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2006, Portugal e Holanda protagonizaram o que provavelmente foi a partida mais violenta em historia das Copas. Apelidada de “Batalha de Nuremberg”, em alusão à cidade onde ocorreu o jogo, estabeleceu-se um recorde. O árbitro russo Valentin Ivanov mostrou o cartão amarelo 16 vezes. Quatro jogadores receberam duas vezes, acarretando em expulsão: Costinha e Deco por Portugal; Boulahrouz e Van Bronckhorst pela Holanda. A partida terminou em 1 a 0 para Portugal gol de Maniche. Luis Felipe Scolari, comparou a partida aos jogos da Libertadores.

PUBLICIDADE

2- Holanda vs Espanha- Copa de 2010

Sim. A final da Copa de 2010, realizada em Joanesburgo, na África do Sul, é a segunda partida com mais cartões na historia. Em seus 90 minutos de tempo normal e mais 30 de prorrogação, foram mostrados 14 cartões amarelos, nove para a Holanda e cinco para a Espanha. O zagueiro holandês John Heitinga recebeu duas vezes,  acabou expulso. Quem também tomou cartão amarelo foi o autor do gol que decidiu a aprtida a favor da Espanha, Andrés Iniesta, que tirou a camisa na hora da comemoração.

3- Senegal vs Uruguai- Copa de 2002

A seleção senegalesa estava nas nuvens em 2002. Tinha ganho da França na primeira rodada e precisava apenas de um empate para garantir seu lugar nas oitavas de final. O Uruguai por outro lado, precisava ganhar por dois gols de diferença para avançar. As duas seleções e encontraram em Suwon, Coréia do Sul, e o resultado por um empate em 3 a 3 e 12 cartões amarelos, sete para o Senegal e cinco pára o Uruguai. Contudo, esse jogo´e mais lembrada pelo fato dos africanos estarem ganhando por 3 a 0 e deixaram os sul-americanos empatarem.

4- África do Sul vs Dinamarca – Copa de 1998

Africanos e europeus se enfrentaram em Toulouse, pela segunda rodada do Grupo C. O jogo, que terminou num empate em 1 a 1, teve ao total 10 cartões: sete amarelos e três vermelhos. Os dinamarqueses tiveram três amarelos e dois vermelhos, mas o nome que se “destacou” foi o meiio campista sul-africano Alfred Phiri, que recebeu o amarelo e, três minutos depois recebeu o vermelho.

5- Empate triplo

Os próximos três jogos estiveram a mesma situação. Nas três os árbitros mostraram o amarelo por nove vezes e o vermelho em uma oportunidade. Essas partidas forma as seguintes: Áustria 2 vs 1 Estados Unidos , em partida disputada em Florença e válida pela primeira fase da Copa de 1990; Nigéria 1 vs Itália 2, em Boston, nas oitavas de final da Copa de 1994; e Suíça 0 vs Chile 1, em Port Elizabeth, na primeira fase da Copa de 2010.

PUBLICIDADE

 E do Brasil: Quais as que tiveram mais cartões

A partida com mais cartões envolvendo a seleção brasileira foi contra Gana, nas oitavas de final da Copa de 2006. Foram oiti cartões amarelos, mas apenas dois forma para o Brasil. Todos os outros forma para Gana, que teve o atacante Asamoah Gyan expulso. As partidas contra a França pelas quartas de final da Copa de 2006; e contra o Chile em 2014, foram as que mais tiveram brasileiros advertidos, com quatro cartões amarelos.