Futebol Eduardo Bueno, o Peninha, pede desculpas por piada machista no programa Sala de Redação

Eduardo Bueno, o Peninha, pede desculpas por piada machista no programa Sala de Redação

O historiador e jornalista Eduardo Bueno, o Peninha, fez questão de se retratar nesta sexta-feira pela piada de cunho machista no Sala de Redação em debate com a jornalista colorada Eduarda Streb. Em sua alegação, Peninha disse que sempre procurou defender as mulheres e que “minha obra fala por mim”, apesar de ter reconhecido que fiz uma “piada ruim, velha”.

Eduardo Caspary
Jornalista formado pela PUCRS em agosto de 2014. Dupla Gre-Nal.
jornalista

Crédito: jornalista

“Eu estou convidando a Duda para almoçar para me desculpar pela piada, não porque era uma piada assim tão ruim. Mas era velha, antiquada. Para mim, cozinha é um dos lugares mais sagrados da casa. Eu mesmo morei em Gramado por anos e deixava minha mulher trabalhar e eu cuidava de casa. Foi uma piada, uma piada ruim, antiquada. Por mim a questão está encerrada porque é tola e boba. Minha obra fala por mim. Não tem nada do que eu prefira do que mulher no comando”, alegou Peninha.

Visivelmente desconfortável com a situação, ao contrário do momento da piada na quinta-feira, quando não demonstrou insatisfação, Duda chorou bastante e até teve dificuldades de falar após o pedido de desculpas.

“É difícil ser mulher. Graças a Deus essa redação está cheia de mulher. Eu realmente tinha dúvida se tinha condições de falar. Eu não sou de me vitimizar, não combina comigo. Acho mesmo que foi uma brincadeira do Peninha. Na hora, nem levei a sério, mas essa brincadeira não tem nenhuma graça. Porque nós mulheres sabemos o tamanho da nossa luta, o tamanho do nosso esforço e o quanto o mundo esportivo é machista. Encaro essa brincadeira como infeliz”, finalizou a jornalista.

Na edição de quinta-feira do Sala de Redação, tradicional programa de debates esportivos da Rádio Gaúcha, Duda Streb ironizava as últimas arbitragens dos jogos do Grêmio quando foi “rebatida” por Peninha, que disse: “Quem é que convidou essa menina? Volta pra cozinha que é o lugar de onde tu não deveria ter saído”.

Leia o diálogo:

Duda Streb: A lei é clara, né. A regra é claríssima. Se tiver dúvida, marque o pênalti! E não deixe de expulsar um jogador antes do jogo terminar. Essa é a regra claríssima nos jogos do Grêmio.

Peninha: Quem é que convidou essa guria? Volta pra cozinha que é onde tu nunca deveria ter saído.

Maurício Saraiva: Processa, processa que ele tem dinheiro.

Duda Streb: Oooolha, estamos gravando.

Veja a situação a partir de 8’00:

LEIA MAIS