Futebol

Retrospecto favorável: Palmeiras não perde em estreias de Brasileirão há dez anos

Publicado às

Estudante de Jornalismo, e apaixonado por futebol desde criança.

Palmeiras

Crédito: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação - Na temporada passada, o Palmeiras iniciou o Brasileirão goleando o Vasco, no Allianz: 4 a 0.

Em busca de mais um título nacional, o Palmeiras inicia sua caminhada no Campeonato Brasileiro nesta segunda-feira (16), às 20h, diante do Botafogo, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Cotado como um dos favoritos ao título, em virtude do elenco que tem, o alviverde tentará diante do Glorioso manter uma máxima que já perdura a mais de 10 anos: não perder na estreia do certame.

Desde 2008, quando na ocasião acabou sendo derrotado para o Coritiba, o Verdão não perde na rodada inaugural, são sete vitórias e dois empates. Contudo, em apenas uma edição o time alviverde estreou longe de casa. Para esquentar o clima do jogo diante do Botafogo, o Torcedores.com traz para o torcedor alviverde como foram as últimas dez estreias do Palmeiras no Brasileirão.

 

11/05/2008 – Coritiba 2×0 Palmeiras – Após conquistar o título paulista, o Palmeiras acabou a competição na quarta colocação, com 65 pontos e garantido na Libertadores do ano seguinte.

09/05/2009 – Palmeiras 2×1 Coritiba – O troco veio no ano seguinte. No entanto, após liderar praticamente um turno do certame, o Verdão sucumbiu nas rodadas finais e acabou na amarga quinta posição,, sem nem mesmo uma vaga na Liberta

08/05/2010 – Palmeiras 1×0 Vitória – O time paulista começou a competição com o pé-direito, contudo, as oscilações e troca de técnico atrapalharam muito o desempenho da equipe que ficou apenas com a 10ª posição.

22/05/2011 – Palmeiras 1×0 Botafogo – Há sete anos atrás, o Palestra estreou justamente com o adversário desta noite e levou a melhor. Mas no campeonato em si, a campanha acabou sendo mais frustrante do que a anterior: 50 pontos e 11º lugar.

19/05/2012 – Palmeiras 1×1 Portuguesa – Essa estreia indicava que o torcedor alviverde iria sofrer. Numa campanha horrível, o Verdão foi se complicando rodada a rodada e, no fim, não evitou o iminente e frustrante rebaixamento – o segundo de sua história. O time terminou a competição com 34 pontos, na 18ª colocação.

25/05/2013 – Palmeiras 1×0 Atlético-GO – Com a obrigação de subir imediamente à elite, o time paulista iniciou a Série B com uma vitória simples, superior aos adversários, não teve tantas dificuldades para garantir o título e consequentemente o acesso.

 20/04/2014 – Criciúma 1×2 Palmeiras – Acostumado estrear diante de sua torcida nas últimas edições do Brasileirão, o Verdão desta vez iniciou a sua caminhada na competição longe de seu torcedor, contudo, conseguiu manter o tabu sem derrotas. No quesito campanha, decepção novamente para a torcida que quase presencia mais um rebaixamento, e em pleno ano de centenário, com direito à reestreia do estádio. Foram apenas 40 pontos, terminando na perigosa 16ª posição.