Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Quais são os favoritos ao título do Brasileirão de 2018? A coluna PAPO TÁTICO responde

Ele finalmente está de volta! O Campeonato Brasileiro começa neste final de semana prometendo fortes emoções para o torcedor brasileiro. Ele pode não ter o mesmo nível técnico das ligas europeias, mas segue conhecido mundialmente pelo equilíbrio. Enquanto o Campeonato Espanhol só tem dois favoritos (Real Madrid e Barcelona), o Português tem três (Porto, Sporting e Benfica) e o Francês apenas um (o Paris Saint-Germain), o nosso Brasileirão preza pelo equilíbrio. A competição vai contar com os doze (eu disse DOZE) clubes mais tradicionais do país pela primeira vez desde 2012. E a coluna PAPO TÁTICO avaliou esse início de 2018 e elegeu seus favoritos ao título do torneio mais importante do país. Isso, no entanto, não quer dizer que eles serão os campeões desse ano. Futebol se resolve dentro de campo e é óbvio que algum outro time fora da nossa lista pode surpreender. Seguem aqui as nossas apostas para o Brasileirão 2018 (não necessariamente nessa ordem):

Luiz Ferreira
Produtor executivo da equipe de esportes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, jornalista e radialista formado pela ECO/UFRJ, operador de áudio, sonoplasta e grande amante de esportes, Rock and Roll e um belo papo de boteco.

Crédito: Lucas Figueiredo / CBF

Leia mais ~> Saiba quais são os elencos mais valiosos do Brasileirão 2018

CORINTHIANS

Apesar de ter conquistado o Brasileirão do ano passado com sobras e de ter se sagrado campeão paulista neste ano jogando um futebol bastante interessante, ainda tem gente que duvida do Corinthians. Este que vos escreve, no entanto, ainda vê o time comandado por Fábio Carille com muita força e com plenas condições de brigar na parte de cima da tabela. Lógico que as saídas de Jô e Guilherme Arana pesaram no início da temporada. Mas o técnico corintiano encontrou num ousado 4-2-4 a solução para (parte) dos seus problemas. Lógico que o Corinthians vai encarar jogos nos quais vai precisar de uma referência no ataque, função que Kazim e Emerson Sheik não conseguiram exercer com eficiência. Além disso, a iminente saída do bom volante Maycon para o Shakthar Donetsky é mais um problema para Carille. Certo é que o time que conquistou o Paulistão teve movimentação, força defensiva e bastante velocidade pelos lados. Destaque para Mateus Vital, cada vez mais adaptado no clube.

Sem um homem de área confiável, Fábio Carille apostou num 4-2-4 que tem Rodriguinho e Jadson se movimentando na frente e abrindo espaço para os “pontas” Romero e Mateus Vital. Foi nesse esquema que o Corinthians venceu o Palmeiras na final do Campeonato Paulista. Movimentação, velocidade e toques rápidos nas tramas ofensivas.

Leia mais ~> Confira o que mudou no Corinthians desde o jogo do título brasileiro contra o Fluminense

GRÊMIO

Não é exagero, mas o Grêmio joga o futebol mais vistoso do Brasil desde o ano passado. Atual campeão da Copa Libertadores da América, o Tricolor Gaúcho também conta com atletas do nível de Arthur (volante já acertado com o Barcelona), Luan (eleito o melhor jogador das Américas na temporada passada) e o zagueiro Pedro Geromel (tido por muitos e por este que vos escreve como o melhor do Brasil na atualidade). Mas o time comandado por Renato Gaúcho não é só isso. O técnico gremista se especializou em “ressuscitar” carreiras. O caso mais recente é o do atacante Jael. Mas Léo Moura, Cícero, Bruno Cortez e outros também passaram pelo mesmo processo. O 4-2-3-1 de Renato alia perseguições individuais com uma boa marcação no meio-campo. E o que dizer da equipe que atropelou o Brasil de Pelotas na final do Gauchão com sete a zero no agregado? Ainda mais com uma dupla de volantes formada pro Arthur e Maicon? Será difícil superar o Grêmio em 2018.

Renato Gaúcho manteve a base do título da Libertadores do ano passado e levantou mais duas taças com seu 4-2-3-1 compacto e dinâmico. Destaque para o volante Maicon, primoroso na saída de bola gremista, e para o atacante Jael, mais um nome “resgatado” pelo treinador gremista.

Leia mais ~> Ex-Grêmio, Edilson revela origem do “um minuto de silêncio” e diz: “Colorados precisam aguentar”

CRUZEIRO

Assim como Grêmio e Corinthians, o Cruzeiro também tem um treinador que está há bastante tempo no cargo. Aliás, Mano Menezes é o treinador mais longevo dos clubes da Série A (está no comando da Raposa desde julho de 2016) e já mostrou a que veio na conquista da Copa do Brasil do ano passado e do Campeonato Mineiro de 2018. O desenho tático é o 4-2-3-1 de sempre, com movimentação constante na linha de três meias ofensivos. A séria lesão de Fred fez com que Mano abandonasse a ideia de uma referência no ataque e retornasse ao esquema com um jogador mais móvel na frente para abrir espaços nas defesas adversárias. Mesmo adotando um estilo até mais pragmático em alguns momentos, o Cruzeiro mostrou a sua força na final do campeonato estadual, quando derrubou a vantagem do Atlético-MG com grandes atuações de Arrascaeta e Thiago Neves. E isso sem mencionar que a Raposa tem um dos elencos mais qualificados do futebol brasileiro. Olho neles.

A lesão de Fred obrigou Mano Menezes a escalar um jogador mais móvel no ataque Contra o Atlético-MG (na final do Estadual), Rafael Sóbis deu conta do recado, mas quem desequilibrou mesmo foram Arrascaeta e Thiago Neves. O Cruzeiro vem forte para o Brasileirão 2018.

Leia mais ~> Cruzeiro X Grêmio: confira a provável escalação gremista para a estreia no Brasileirão

PALMEIRAS

Muito difícil ignorar o Palmeiras. Ainda mais com tanto dinheiro investido em contratações e com um elenco tão variado e qualificado. Roger Machado assumiu o time e já começou a implementar as suas ideias de movimentação, compactação e intensidade nas tramas ofensivas. É bem verdade que a confusão na final do Campeonato Paulista atrapalhou o desempenho da equipe contra o Boca Juniors, mas a proposta do técnico alviverde merece atenção. O desenho tático é o 4-2-3-1 com Lucas Lima centralizado, Keno e Dudu voando pelos lados e Felipe Melo e Bruno Henrique protegendo a dupla de zaga e organizando a saída de bola. Roger Machado já comentou publicamente sobre o que quer tirar de Lucas Lima dentro da sua proposta de jogo e a tendência é que o Palmeiras entre no Campeonato Brasileiro com mais vontade do que no ano passado caso o treinador consiga resolver essa questão. Contra ele pesam o clima quente nos bastidores e a quase insana pressão por títulos na Libertadores e no próprio Brasileirão.

Embora não tenha atuado bem contra o Boca Juniors, o time comandado por Roger Machado entra como um dos favoritos ao título brasileiro pelo investimento. Difícil ignorar um time com tantas estrelas. Ainda mais com um dos mais promissores técnicos da nova geração. O Palmeiras promete brigar lá em cima.

Leia mais ~> Jornalista descreve a ira de torcedores palmeirenses contra a imprensa

Ainda há como citar outros clubes como o Flamengo e o São Paulo na nossa lista. Mas com MUITAS RESERVAS. O Mengão entra nessa lista pelo investimento feito e pelos nomes no elenco. E só. Na verdade, o Fla é a maior incógnita do Brasileirão 2018. E a julgar pelo que vem sendo feito nos bastidores por Bandeira de Mello e seus Blue Caps, é difícil acreditar que o time vai longe. Maurício Barbieri comanda o time pela primeira vez neste sábado e já sem o bom meia Éverton Cardoso (que está de saída para o São Paulo). E falando no Tricolor Paulista, o time ainda está se acertando com Diego Aguirre. A atuação contra o Rosário Central na Argentina (pela Copa Sul-Americana) mostrou que a equipe parece estar voltando para os trilhos. No entanto, com tanta coisa acontecendo nos bastidores e com o time ainda em formação, fica muito complicado ver o São Paulo como um dos favoritos. Mas a tendência é que tenha uma campanha bem mais honrosa do que na temporada passada.

O Brasileirão 2018 vai começar. Vinte clubes iniciam a briga pelo principal título do futebol brasileiro neste final de semana já com duelos entre dois dos nossos favoritos: Grêmio e Cruzeiro. E pra você? Quem é que vai levantar a taça no final do ano? Deixe seus comentários pra gente acompanhe as nossas análises aqui no TORCEDORES.COM. Aquele abraço.