Botafogo bate Fluminense em noite de Jefferson

O primeiro clássico vovô do Brasileirão foi marcado por boa partida com o Fluminense se impondo no primeiro tempo. Mas bola aérea do Botafogo se sobressaí e faz alvinegro o vitorioso da noite. Jefferson tem noite inspirada!

Kael Ladislau
Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução Facebook oficial Botafogo

O Fluminense começou dominando a partida. O time de Abel Braga conseguia achar espaços pela direita e avançava na área do Botafogo que mesmo interceptando o ataque tricolor, não conseguia sair jogando. Kieza, que apareceu na ponta esquerda no lugar de Rodrigo Pimpão, não ajudava Gilson pelo lado esquerdo e o tricolor aproveitava.

A defesa alvinegra começou a sentir a pressão e deixava o adversário finalizar. Aos 15min o primeiro susto sofrido pelo Botafogo: Sornoza chuta na entrada da área e Jefferson faz a primeira grande defesa da partida.

A bola pune? Flu sai atrás jogando melhor

O time de Alberto Valentim não conseguia passar do meio de campo e o jogo era todo do Fluminense. Até que aos 25min Marcinho avança com espaço o suficiente para achar Rodrigo Lindoso que cabeceia sem chances para Júlio César. 1×0 Glorioso.

O gol parecia ter acordado o time mandante, mas só parecia. Ainda que mostrasse uma leve melhora no meio de campo, o Bota não conseguia penetrar na área tricolor, que finalmente acertou a meta e venceu Jefferson. Marcos Jr. cruza na área, Pedro se adianta de Carli e pega o goleiro alvinegro desprevenido. O centroavante mostra recurso e de peito estufa as redes, aos 33min. 1×1.

O Flu era dono do primeiro e o Botafogo sentiu o golpe. O visitante pressionava e parecia questão de tempo o segundo, que não veio. Ao final do primeiro tempo, uma goleada de finalizações pro Flu: 10×4. Alberto Valentin teria trabalho no vestiário.

Segundo tempo com mais pressão do Flu, mas outro gol do Bota

O time de General Severiano viu que precisava melhorar no meio e voltou com um volante a mais: Gustavo entrou no lugar de Renatinho, que pouco ajudou no primeiro tempo. Fluminense, que havia perdido Ayrton Lucas na etapa inicial, voltou igual.

Mas as mudanças no Bota não fizeram efeito e o time faz Laranjeiras ainda era melhor. Ainda que aos poucos o Fogão arrumasse sua casa. Aos poucos, o Tricolor ia cedendo e em mais uma bola na área, Glorioso amplia. Dessa vez, Kieza sobe mais alto que Gum e guarda. Desempate do alvinegro!

Estreia no Botafogo: Rodrigo Aguirre finalmente entre em campo!

O time de Abel Braga sente o gol e começa a se desorganizar. O Botafogo se aproveita e começa a finalizar mais. Sentindo isso, o técnico tricolor saca Richard, volante, e coloca o atacante Robinho. Ainda assim, o Glorioso melhora e tem as melhores chances do segundo tempo. Brenner quase amplia depois de uma bela finalização defendida por Júlio Cesar, aos 27min.

Vendo que o seu adversário iria pro abafa, Alberto Valentim viu oportunidade de espaços e coloca o uruguaio Rodrigo Aguirre, contratação mais badalada do Fogão na temporada. O atacante foi contratado ainda no Carioca, mas voltava de lesão.

As mudanças fazem mais efeito para o Flu, que foi pro tudo ou nada: Renato Chaves deu lugar a Pablo Dyego, outro atacante na área do glorioso, mas que tinha um dono…

Jefferson se agiganta e garante vitória do Glorioso

Se a presença do Flu no ataque parecia inevitável, restava ao Bota se defender. Carli e Rabello pareciam dar conta do recado, mas o ataque do tricolor tinha qualidade. Gilberto, fazendo boa partida, encontrava sempre boas oportunidades de cruzamento. Ele vê Marcos Jr. na entrada da pequena área que quase empate, num lindo chute que passa por cima do travessão, aos 37min.

Aos 42 foi a vez do equatoriano Sornoza, que bate bonito certeiro na meta alvinegra. Jefferson, que já havia garantido o placar em outras oportunidades, faz bela ponte e manda para escanteio. A torcida delira com o ídolo e ovaciona o arqueiro no final da partida.

O Botafogo vence o Fluminense e dá um salto na tabela: de 12º para 6º, com 8 pontos. Já o tricolor perde oportunidade de se igualar aos líderes do Brasileirão e estaciona nos 7 pontos, na nona posição.

O alvinegro agora volta para Belo Horizonte onde encara o América no Independência no próximo Domingo. Já o Fluzão recebe o Atlético-PR no Maracanã, no mesmo dia.

LEIA TAMBÉM

Botafogo x Fluminense: assista aos melhores momentos do jogo do Brasileirão

Botafogo x Fluminense: assista aos gols do clássico carioca