Home Futebol Campeonato Português: saiba quais times se classificaram à Champions League 2018/19

Campeonato Português: saiba quais times se classificaram à Champions League 2018/19

Porto e Benfica brigaram até o fim não só pelo Campeonato Português, mas também por uma vaga direta na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Rodrigo Bitar
Colaborador do Torcedores

Divulgação Facebook FC Porto

Com as mudanças de regulamento da Liga dos Campeões, Portugal passou a ter direito a apenas dois times na maior competição de clubes da Europa. O campeão da temporada 2017/2018, Porto, e o vice, Benfica, garantiram participação no torneio.

Com a redução do número de vagas, apenas o campeão teve direito a classificação direta à fase de grupos. Bom para o Porto. Já o Benfica terá de lutar para chegar entre os 32 melhores. Os encarnados precisarão superar duas fases eliminatórias, com jogos de ida e volta, para poder continuar sonhando com o título de campeão da Europa.

PUBLICIDADE

Porto e Benfica representam o futebol português na Liga dos Campeões da Europa ininterruptamente desde a temporada 2011/2012.

Na atual edição do torneio, os Dragões tiveram uma campanha superior. No grupo G, ao lado de Besiktas, Leipzig e Monaco, o Porto ficou em segundo lugar, com dez pontos e avançou ao mata-mata. A falta de sorte no sorteio colocou a equipe portuguesa frente a frente com o finalista Liverpool. Resultado? Derrota em casa por incríveis 5 a 0 e empate fora em 0 a 0, que pouco adiantou.

PUBLICIDADE

A participação do Benfica foi histórica, porém pelo lado negativo. Foi a pior participação das Águias na história da Champions. Nenhum ponto somado no grupo A, ao lado de Manchester United, Basel e CSKA Moscou. Inacreditáveis seis derrotas em seis jogos. Catorze gols sofridos, apenas um marcado.

O Benfica aguarda a disputa das três primeiras fases da competição (preliminar, primeira e segunda fases) para conhecer o seu primeiro adversário no mata-mata, no dia 23 de julho. Avançando, terá uma nova disputa em ida e volta, conhecendo o adversário no dia 6 de agosto.

O Porto aguarda apenas o sorteio da fase de grupos, no dia 30 de agosto, em Monaco.