Com as mudanças de regulamento da Liga dos Campeões, Portugal passou a ter direito a apenas dois times na maior competição de clubes da Europa. O campeão da temporada 2017/2018, Porto, e o vice, Benfica, garantiram participação no torneio.
Com a redução do número de vagas, apenas o campeão teve direito a classificação direta à fase de grupos. Bom para o Porto. Já o Benfica terá de lutar para chegar entre os 32 melhores. Os encarnados precisarão superar duas fases eliminatórias, com jogos de ida e volta, para poder continuar sonhando com o título de campeão da Europa.
Porto e Benfica representam o futebol português na Liga dos Campeões da Europa ininterruptamente desde a temporada 2011/2012.
Na atual edição do torneio, os Dragões tiveram uma campanha superior. No grupo G, ao lado de Besiktas, Leipzig e Monaco, o Porto ficou em segundo lugar, com dez pontos e avançou ao mata-mata. A falta de sorte no sorteio colocou a equipe portuguesa frente a frente com o finalista Liverpool. Resultado? Derrota em casa por incríveis 5 a 0 e empate fora em 0 a 0, que pouco adiantou.
A participação do Benfica foi histórica, porém pelo lado negativo. Foi a pior participação das Águias na história da Champions. Nenhum ponto somado no grupo A, ao lado de Manchester United, Basel e CSKA Moscou. Inacreditáveis seis derrotas em seis jogos. Catorze gols sofridos, apenas um marcado.
O Benfica aguarda a disputa das três primeiras fases da competição (preliminar, primeira e segunda fases) para conhecer o seu primeiro adversário no mata-mata, no dia 23 de julho. Avançando, terá uma nova disputa em ida e volta, conhecendo o adversário no dia 6 de agosto.
O Porto aguarda apenas o sorteio da fase de grupos, no dia 30 de agosto, em Monaco.