
Crédito: Arthur e Maicon comandam o meio-campo do time gaúcho (Foto: Lucas Uebel - Grêmio FBPA)
Atual campeão da Copa Libertadores da América, o Tricolor Gaúcho tem média de 60,3% de posse de bola em suas partidas no Brasileirão. O jogo de destaque da equipe de Renato Portaluppi no quesito foi o contra o rival Internacional.
No clássico GreNal, na Arena, o Grêmio ficou com a bola durante 75% do tempo. Na sequência, 71% contra o Paraná, na Vila Capanema. A curiosidade nas duas partidas é que, apesar de tal domínio, o time gaúcho não balançou as redes e acumulou dois empates em 0x0.
A segunda posição no ranking é do Atlético-PR. Apesar de estar em má fase, sem vencer desde a primeira rodada, o Furacão fica com a bola em 59,9% do tempo de suas partidas.
Os jogos mais dominantes do Atlético-PR na posse de bola foram diante de Chapecoense e Fluminense, com 66% da posse em cada. Contra a Chape, goleada por 5×1, em casa. Já contra o Fluminense, derrota por 2×0, no Maracanã.
No duelo entre os dois times que mais ficam com a bola, o placar não foi movimentado e a estatística ficou parecida. No 0x0 na Arena, em Porto Alegre, o Grêmio encerrou com 52%, contra 48% do Atlético-PR. O Furacão, no entanto, venceu nos passes certos, com 528 contra 515 do Tricolor Gaúcho.
Em terceiro está o Atlético-MG, com média de 55,1% de posse de bola. Logo depois está o Palmeiras, com 53,3%. Na sétima rodada, ambas equipes acumularam derrotas em casa, para Sport e Flamengo, respectivamente. O quinto colocado é o Vasco, que tem um jogo a menos no Brasileirão.
O sexto no ranking é justamente o Flamengo, atual líder do Brasileirão. Ao decorrer de quatro vitórias, dois empates e uma derrota, o Rubro-negro fica, em média, com 52,3% da posse de bola.
Ainda ganham destaque entre os primeiros Botafogo, Corinthians, Bahia e Santos, que também possui um jogo a menos que os demais. As 10 primeiras equipes do ranking são as únicas com mais de 50% de posse de bola na competição.
Os últimos colocados entre os 20 participantes do Brasileirão são América-MG e Chapecoense, com 43,1% e 42,9%, respectivamente.

.
Veja o top-10 de times que mais ficam com a bola no Brasileirão:

Reprodução/Footstats
LEIA MAIS:
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA APÓS OS JOGOS DESTE DOMINGO (27)
SAIBA QUAIS SÃO OS MAIORES DRIBLADORES APÓS SETE JOGOS; VEJA O TOP-10
SAIBA QUAIS JOGADORES MAIS RECEBEM CARTÕES AMARELOS NO BRASILEIRO; VEJA O RANKING