Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Libertadores histórica: oitavas de final reunirá 35 títulos e 13 campeões

Conhecida pelo seu notório equilíbrio, a Libertadores traz um histórico acirrado em todo ano de disputa. Contudo, a edição atual do torneio continental será a mais disputada no seu vasto cenário, pelo menos os números indicam isso. Definido os últimos classificados para as oitavas de final, a competição terá um mata-mata composto de 35 títulos, já que 13 dos 16 classificados já foram campeões.

Cido Vieira
Jornalista formado e apaixonado por futebol desde criança. No Torcedores.com desde o ano de 2017, já acumulei diversas funções no site e atualmente me dedico a cobertura do futebol nordestino. No Twitter @cidovieira90.

Crédito: Reprodução Twitter Oficial Conmebol

Dos garantidos na próxima fase, apenas Atlético Tucumán (ARG), Cerro Porteño (PAR) e Libertad (PAR) ainda não conquistaram a América.

De acordo com levantamento do Footstats, – portal especializado em estatísticas – a quantidade de títulos das equipes nas oitavas da Libertadores, superou e muito o até então maior índice de 23 títulos – alcançado duas vezes (2008 e 2015). Veja abaixo a planilha, com o detalhamento ao longo dos anos:

Libertadores

Reprodução – Footstats

No entanto, o regulamento deve deixar muitos campeões pelo caminho, haja visto que no sorteio marcado para o dia 4 de junho, as equipes serão divididas em dois potes, no pote 1, os times que terminaram em primeiro lugar de seus respectivos grupos, enfrentam adversários do pote 2 – segundos colocados, podendo haver novos confrontos de equipes do mesmo grupo, e também de clubes do mesmo país, sem nenhuma restrição, algo visto em algumas edições.

Com seis representantes no mata-mata, Brasil e Argentina devem se cruzar pelo menos em dois duelos, mas o número pode ser ainda mais expressivo, tendo em conta que cinco brasileiros terminaram em primeiro em suas chaves e cinco argentinos finalizaram a fase de grupos na segunda colocação.

Ou seja, a promessa é de grandes confrontos já nas oitavas de final. Para se ter ideia, pelas probabilidades, já estão garantidos pelo menos dois duelos entre times brasileiros e argentinos, já que cada país teve seis equipes classificadas para o mata-mata. Este número pode chegar até seis, já que cinco times brasileiros se classificaram em primeiro, e cinco argentinos em segundo.

A possibilidade de um confronto brasileiro nas oitavas é de apenas um. Único classificado em segundo na fase anterior, o Flamengo pode cruzar com um compatriota, a probabilidade disso ocorrer é de 62,5%.

Pote 1
Palmeiras (BRA) – 1 título de Libertadores
Gêmio (BRA) – 3 títulos de Libertadores
Libertad (PAR) – Nenhum título de Libertadores
River Plate (ARG) – 3 títulos de Libertadores
Cruzeiro (BRA) – 2 títulos de Libertadores
Corinthians (BRA) – 1 título de Libertadores
Atlético Nacional (COL) – 2 títulos de Libertadores
Santos (BRA) – 3 títulos de Libertadores

Pote 2
Cerro Porteño (PAR) – Nenhum título de Libertadores
Racing (ARG) – 1 título de Libertadores
Flamengo (BRA) – 1 título de Libertadores
Independiente (ARG) – 7 títulos de Libertadores
Atlético Tucumán (ARG) – Nenhum título de Libertadores
Boca Juniors (ARG) – 6 títulos de Libertadores
Estudiantes (ARG) – 4 títulos de Libertadores
Colo-colo (CHI) – 1 título de Libertadores

 

LEIA MAIS:
LIBERTADORES: VEJA QUAIS SÃO AS EQUIPES QUE MARCARAM MAIS GOLS NOS ÚLTIMOS 15 MINUTOS
LIBERTADORES 2018: BORJA É O SEGUNDO JOGADOR QUE MAIS ACERTA FINALIZAÇÕES; VEJA O TOP-10