
Crédito: Divulgação
Criada após uma reunião, em Paris, no dia 23 de Maio de 2000, a Liga dos Campeões feminina chega para sua 17ª final com duas equipes que vem dominando o continente nos últimos anos. O Lyon, maior campeão ao lado do Frankfurt, com quatro conquistas, busca o tricampeonato seguido.
Há cinco anos, em 2012/2013, o Wolfsburg bateu justamente o Lyon e chegou ao lugar mais alto do pódio da competição pela primeira vez na sua história. No ano seguinte, as alemãs venceram a Liga dos Campeões feminina sobre o Tyerso, da Suécia.
Na temporada 2015/2016, as francesas deram o troco no Wolfsburg na final. O duelo, disputado na Itália, terminou empatado em 1×1 e, nos pênaltis, o Lyon venceu pelo placar de 4×3.
Já na temporada passada, o título das francesas também veio nos pênaltis, mas frente à um rival. Contra o PSG, o Lyon ficou no 0x0 e, na disputa alternada, fez 7×6.
O único time capaz de interromper a hegemonia de Lyon e Wolfsburg foi um alemão. Em 2014/2015, o Frankfurt foi à decisão e venceu o PSG, em Berlin, pelo placar de 2×1.
Os outros dois títulos do Lyon também vieram em sequência. Entre 2010 e 2012, a equipe venceu suas duas primeiras Liga dos Campeões feminina e “invadiu” o cenário do futebol europeu na modalidade.
Veja a lista de todos os vencedores da Liga dos Campeões feminina:
LEIA MAIS:
BRASILEIRO FEMININO A1: TRÊS JOGOS PARA FICAR DE OLHO NA 5ª RODADA
SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA DISPUTARÁ O TORNEIO DAS NAÇÕES DE 2018