Fitness

Mariana-MG retoma identidade de “Terra do Mountain Bike” e sedia Maratona da Estrada Real

Publicado às

Jornalista, fotógrafa, skatista e contadora de histórias de aventura.

Crédito: Divulgação Maratona da Estrada Real

Após o desastre ecológico causado pelo rompimento da Barragem de Fundão em 2015, Mariana ainda sofre pela tragédia. Mas, neste ano terá um marco esportivo de relevância internacional em sua história. A cidade histórica receberá a 2° etapa da Maratona da Estrada Real, além de uma competição inédita de circuito urbano.

A  Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real percorre parte da Rota do Ouro da época Brasil-Colônia. Até hoje as cidades da rota são importantes polos de extração de e exploração de minérios. Mariana é conhecida como “Terra da Mountain bike” por abrigar diversas ladeiras de terra e percursos propícios a modalidade, rótulo que havia ficado meio esquecido após a tragédia, causada por uma mineradora, que devastou parte da cidade.

O percurso completo conta com 67 km e 2.390m de desnível altimétrico, e o percurso reduzido tem 48 km e 1.590m de desnível. O trajeto é composto por um cenário rodeado de montanhas e arquitetura histórica, passando por diversos patrimônios tombados. A expectativa é reunir 1.200 atletas para a competição.

Desafio Urbano

Antes da Maratona, haverá uma prova em homenagem a um atleta importante prra o MTB nacional. O Desafio Carlos Tadeu de Paula Monteiro, foi destinado a 20 aletas de elite da categoria, sendo 15 deles classificados de acordo com a posição no ranking UCI, 2 atletas locais da cidade de Mariana e 3 atletas convidados pela organização. O perímetro urbano tem 900 metros e a disputa será no formato critérium, ao todo serão 12 voltas, sendo que as 10 primeiras eliminam o último colocado em cada volta. Restando 10 atletas para as duas últimas voltas.

Transmissão ao vivo

A Maratona Estrada Real vai transmitir a competição ao vivo, com telão no local e também via TV local e internet. A transmissão ao vivo é realizada pela TV ALTEROSA/SBT, juntamente com a Avelar Sports, organizadora do evento. Serão distribuídas diversas câmeras pelo perímetro das provas além do acompanhamento de um helicóptero, ressaltando o alto nível da competição. As provas estão marcadas para os dias 16 e 17 de junho. Maiores informações podem ser conferidas no site da Maratona.

A Maratona Internacional de Chaoyang Estrada Real em números

Segundo dados da organização, o evento de Mariana contará com a seguinte estrutura:

3 helicópteros de turbina R66
2.000 metros quadrados de área coberta
12 motocicletas
150 funcionários
6 caminhões – unidade móvel, estúdio
45 Suportes
Área Kids
4 quads
4 Empilhadeiras
3 veículos de resgate
2 UIT Móvel
700 metros de esgrima
10 câmeras
12 fotógrafos
1 painel conduzido
2 bebedores industriais
200 Cones
400 cadeiras
100 tabelas
Suporte a Shimano Neutral

Divulgação Maratona da Estrada Real

 

Primeira edição

A primeira etapa da Maratona aconteceu na cidade de Ouro Branco-MG, no dia 22 de abril. Confira o vídeo sobre esta etapa.

Depois de Mariana, a próxima cidade mineira a receber uma etapa da Maratona e finalizar a competição, será Itabirito.