Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Times que revelaram Cristiano Ronaldo e Pauleta sobem em Portugal

A Segunda Liga (ou Ledman LigaPro, equivalente à segunda divisão do futebol de Portugal) ainda não acabou, mas os clubes que sobem para o mais alto nível do futebol português na próxima temporada já são conhecidos. O campeão é o Nacional, da Ilha da Madeira. O vice é o Santa Clara, dos Açores. As equipes guardam algumas curiosidades e semelhanças. Elas, por exemplo, revelaram os dois maiores artilheiros da história da seleção portuguesa: Cristiano Ronaldo e Pauleta.

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores.com e contador de histórias do esporte.

Crédito: CDNacional.pt/Reprodução

Cristiano Ronaldo é nascido em Funchal, capital da Ilha da Madeira. Seu primeiro clube foi o Andorinha, que há décadas não disputa competições a nível nacional. Por isso, é justo dizer que o primeiro time de fato de CR7 foi o Nacional da Madeira. Ele lá chegou em 1995 e ficou até 1997. O futuro cinco vezes melhor jogador do mundo (e atual bicampeão do prêmio) saiu das categorias de base do time madeirense para o Sporting por conta de uma dívida do time da ilha com a equipe de Lisboa.

Dentre tantos recordes, Cristiano Ronaldo é o maior artilheiro da história da seleção portuguesa: 81 gols (até o momento). O segundo nessa lista é Pauleta, com passagens por Estoril, Salamanca, Deportivo La Coruña, Bordeaux e Paris Saint-Germain – ele marcou 47 tentos pelo selecionado de Portugal.

Aniversário CLUBE EXTRA

Clique e veja as melhores promoções!

Pauleta é nascido em Ponta Delgada, capital do arquipélago dos Açores – e cidade, também, do Santa Clara. A equipe foi a primeira da carreira do segundo maior artilheiro da seleção de Portugal, com dezoito anos – e com o clube na terceira divisão nacional. Apesar da carreira consistente, Pauleta nunca escondeu que gostaria de encerrar sua carreira no Santa Clara.

Ilhas

Além dos craques, Nacional e Santa Clara têm outra curiosidade em comum. As duas equipes vêm de ilhas portuguesas – por sinal, representam os dois maiores arquipélagos de Portugal.

O maior conjunto de ilhas portuguesas é o da Ilha da Madeira, cuja capital é Funchal – terra do Nacional. A segunda são os Açores, que tem como capital Ponta Delgada – cidade-sede do Santa Clara.

As equipes insulanas quebraram um tabu com o acesso simultâneo: é a primeira vez na história que duas equipes de ilhas sobem juntas para a primeira divisão de Portugal.

LEIA MAIS
LUCÃO, MORTE EM CAMPO E TAPETÃO: CONHEÇA O GIL VICENTE
NOVO CLUBE DE LUCÃO, ESTORIL TEM LIGAÇÃO HISTÓRICA COM BRASILEIROS