Palmeiras pode igualar feito marcante na Libertadores

O Palmeiras enfrenta o Alianza Lima no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima, no Peru, válida pela quinta rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores, e, em caso de vitória, pode igualar melhor campanha desde o último e único título da competição sul americana.

Brunno Araújo
Colaborador do Torcedores

Crédito: Foto: Divulgação/Palmeiras

Às 21h30, o Palmeiras entra em campo para garantir o primeiro lugar do grupo diante do Alianza Lima, apesar das chances de perder a primeira colocação serem mínimas: além de perder nas últimas duas rodadas, o Verdão tem bom saldo comparado ao Junior, de Barranquilla, hoje em segundo lugar do grupo com 7 pontos.

Palmeiras comemora gol diante do Alianza Lima pela segunda rodada. Vitória por 2 a 0. Foto: Divulgação/Palmeiras

Mas o que está em jogo para o time de Roger Machado é mesmo a primeira colocação geral da fase de grupos da competição, o qual lhe daria o direito de decidir em casa até o final do torneio.

Outro ponto interessante é de que o Palmeiras pode igualar a pontuação de 2001 da primeira fase, melhor pontuação do time desde o título de 1999. Caso vença o Allianza (hoje) e o Junior na última rodada, em casa, o time de Palestra Itália chegaria aos 16 pontos, feito que não acontece desde então.

Depois do título, Palmeiras chega a nona participação no torneio. Confira abaixo a pontuação do clube na primeira fase em todas as participações desde então:

2017 – 13 pontos
2016 – 8 pontos
2013 – 9 pontos
2009 – 10 pontos
2006 – 9 pontos
2005 – 9 pontos
2001 – 16 pontos
2000 – 10 pontos
1999 – 10 pontos

Palmeiras na competição de 2001 enfrentou na fase de grupos Universidad de Chile, Sport Boys (PER) e Cerro Portenõ. Nas oitavas de final passou por São Caetano, depois enfrentou e despachou o Cruzeiro, parando na semifinal da competição diante do Boca Juniors, confronto no qual a polêmica arbitragem de Ubaldo Aquino é lembrada até hoje pelos palmeirenses.

Claro que muitas vezes números não querem dizer nada, mas é um feito que o time de Allianz Parque não alcança há muitos anos, e vem liderando muito bem um grupo cascudo da primeira fase da competição, podendo chegar mais maduro para as fases de mata-a-mata do torneio.

LEIA MAIS
Corinthians é derrotado pelo Independiente e zoeira domina a web; veja os memes