Home Futebol Por que o Fluminense não caiu no Brasileirão 2013?

Por que o Fluminense não caiu no Brasileirão 2013?

Após ter realizado uma fraca campanha no Brasileirão de 2013, o Fluminense encerrou o campeonato na 17º posição, ou seja, com a vaga certa para a série B do ano seguinte. No entanto, a escalação irregular do meia Héverton, da Portuguesa, na última rodada contra o Grêmio, fez com que a equipe paulista fosse julgada pelo STJD , e punida com a perca de quatro pontos. Dessa forma, a Lusa saiu da 12ª colocação para a 17ª, de forma a manter o Fluminense na elite do futebol.

Rodrigo de Azevedo
Paulistano. Formado em Comunicação Social- Jornalismo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atualmente mora em Salvador.

A equipe carioca chegou para a rodada final do Brasileiro precisando vencer o Bahia, em Salvador, e torcer por uma combinação de resultados para escapar da queda. O Flu até fez sua parte. Venceu o jogo por 2×1 e alcançou os 46 pontos, mas acabou em 17º lugar.

PUBLICIDADE

A Portuguesa, por sua vez, havia empatado com o Grêmio por 0x0, e tinha alcançado seu objetivo de chegar aos 48 e eliminar qualquer possibilidade de cair para a segundona. Só que a entrada de Héverton, aos 32′ do segundo tempo, foi o motivo crucial para se ter uma reviravolta na tabela do campeonato.

A decisão

O jogador havia sido suspenso na sexta-feira, 06/12, e entrou em campo no domingo. Em julgamento realizado no dia 16/12, a Portuguesa sustentou o argumento de que não havia sido informada da decisão e, como Héverton já havia cumprido a suspensão automática na partida anterior, acreditou que ele já estava liberado para atuar.

A Lusa acrescentou também que não tinha intenção alguma de descumprir o regulamento, já que a equipe não tinha grandes ambições para aquela partida.

PUBLICIDADE

O Fluminense participou do julgamento como parte interessada, e defendeu o cumprimento rigoroso das regras, e que o aspecto técnico deveria se sobrepor ao emocional, considerando o fato de que, se punido, o time paulista seria rebaixado.

Como Héverton jogou a partida, a Portuguesa feriu o artigo 214 (Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê a perca de três pontos mais o número de pontos conquistados no jogo em questão, ou seja, quatro.

Assim, a Lusa caiu para a 17ª posição, com 44 pontos. Já o Fluminense se manteve com seus 46 pontos, mas subiu para o 15º lugar.

Outro detalhe que vale ser ressaltado é que na mesma rodada, o Flamengo também fez a escalação irregular do lateral André Santos, no jogo contra o Cruzeiro. A partida acabou ficando no 1×1. O time rubro-negro também foi punido com a perca de quatro pontos, ficando com 45, e ocupando 16ª posição.

PUBLICIDADE

Este texto é parte do especial “Os porquês do esporte” do Torcedores, que busca tirar as dúvidas mais recorrentes dos internautas brasileiros acerca do tema”

Por que o Grêmio é chamado de imortal?
Por que a Globo transmite muitos jogos do Corinthians e do Flamengo?